Serviços e Informações
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
ISS Fixo e Certidão de Débito
do Município de Suzano
Ouvidoria Geral do Município
Serviços de Acesso à Informação
25/07/2013
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizará neste sábado (27), das 12 às 19 horas, a etapa municipal da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), cujo tema será a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento acontecerá na Escola Municipal Antonio Marques Figueira (Rua Sara Cooper, 27, Jardim Santa Helena). Antes desta, foram executadas quatro pré conferências para a discussão do tema de acordo com os quatro eixos temáticos preestabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA): Redução de Impactos Ambientais; Educação Ambiental; Consumo e Produção Sustentáveis; Geração de Emprego, Trabalho e Renda. A última discussão será nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, no Auditório da Câmara Municipal. A comissão... Leia mais.
19/07/2013
Uma denúncia anônima ajudou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano a impedir uma ação de desmatamento em uma área preservada na Quinta Divisão, no Distrito de Palmeiras. O crime ambiental descoberto ontem (18) pelos agentes resultou na apreensão de uma máquina retroescavadeira, além do encaminhamento do condutor à Delegacia de Polícia (DP). Na área denunciada, foi constatada uma quantidade significativa de madeiras empilhadas, bem como pés de eucalipto e outras árvores nativas prontas para serem comercializadas sem nenhuma identificação. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi lavrado, mediante a operação do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da GCM. O condutor da escavadeira responderá pelo crime ambiental e a máquina continua apreendida pela Prefeitura. Os oficiais receberam a denúncia ainda... Leia mais.
17/07/2013
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará nesta quinta feira (18), a quarta pré-conferência, com o tema: Geração de Emprego, Trabalho e Renda, às 14h30, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Washington Luiz, 185). A reunião acontecerá pela necessidade de conscientizar as empresas da cidade na destinação de embalagens dos materiais que são descartados, após o seu consumo. No total cinco pré-conferências acontecerão: Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Produção e Consumo Sustentáveis, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Diagnósticos do Sistema Municipal de Gestão de Resíduos. Já foram realizadas três. As pré-conferências tem como objetivo preparar a população para a etapa municipal da Conferência Nacional do Meio... Leia mais.
11/07/2013
A Prefeitura de Suzano realizou ontem (10) a primeira pré-conferência de preparação para a Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ocorrerá na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, das 12h às 19h, no próximo dia 27 de julho. Tendo como tema “Resíduos Sólidos”, a primeira pré-conferência, organizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), aconteceu no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (SASPE) e foram debatidos quatro eixos temáticos: educação ambiental, produção e consumo sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de emprego e trabalho e renda. As pré-conferências têm como objetivo informar a população sobre questões ambientais. Segue abaixo o cronograma das próximas pré-conferências: Educação Ambiental 11 de julho (quinta-feira), às 13h30 Local: SASPE – Rua General... Leia mais.
03/07/2013
O mês de julho começa com uma grande variedade de atrações culturais. Duas delas acontecem nesta quinta-feira (4). Às 8h30, o grupo Coletivo Alma (Aliança Libertária Meio Ambiente) ministrará a oficina “Comunicação Visual no Teatro de Rua”, que, segundo a educadora e artista plástica do grupo, Samara Aparecida Costa, tem por objetivo fazer uma aproximação do público com a linguagem utilizada no teatro de rua. “A oficina é destinada às crianças e ao público em geral, e além de apresentar os elementos utilizados na peça, também fazemos uma aproximação dos expectadores com a temática que é apresentada no teatro”, explica Samara. Mais tarde, às 10h30, o grupo apresenta a peça “(des) Água”, dirigida por Edgar Castro e com colaboração... Leia mais.
26/06/2013
Dando continuidade ao plantio de centenas de mudas de árvores, a Secretaria do Meio Ambiente realizou na tarde de hoje (26), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Boa Vista, o plantio de mais 20 mudas. Mais de 30 idosos que participam das atividades recreativas do Cras cultivaram as sementes em casa e trouxeram as mudas para plantar no espaço público. A participação da comunidade é considera importante em atividades como esta, após além da sensibilização da população sobre a preservação do meio ambiente, são articuladas formas de cultivar plantas, hortas e flores nos espaços públicos. Secretaria de Comunicação Institucional... Leia mais.
Atendendo à política da atual gestão para a cultura na cidade, que é levar a arte à periferia, domingo (30), no bairro São José, haverá a encenação da peça teatral “(des) Água”, às 16 horas, na quadra poliesportiva da Rua Turquia. A peça trata, também e principalmente, da mercantilização da água como metáfora para discutir a expansão desordenada e desigual das cidades. A partir do teatro épico e com músicas (direção musical de Raniere Guerra) especialmente compostas para a peça, a atividade propõe a reflexão sobre os conflitos entre o meio urbano e o natural. Com a colaboração de Rogério Guarapiran, e direção geral de Edgar Castro, o Coletivo Alma (Aliança Libertária Meio Ambiente) trata da relação das pessoas... Leia mais.
20/06/2013
O Fundo Social de Solidariedade realizou hoje (20) a doação de cestas básicas para comunidades carentes e de cobertores para a Santa Casa de Misericórdia. No total, foram 40 cestas para a Cooperativa de Catadores Unidos Venceremos (Univence), do Jardim Colorado, 40 cestas para a Associação de Moradores do Jardim Maitê e cem cobertores de casal para a unidade de saúde. Os materiais das cestas são provenientes das inscrições feitas na 8ª Caminhada em Prol do Meio Ambiente, que recolheu duas toneladas de alimentos não perecíveis. O evento é feito pela prefeitura, sempre com o apoio da empresa Komatsu. Elas foram separadas nessas cestas, que ficaram com 25 quilos cada uma, em média. A previsão é que elas durem... Leia mais.
19/06/2013
O Fundo Social de Solidariedade fará amanhã (20) a entrega de 80 cestas básicas para membros de uma cooperativa de catadores de recicláveis e de cem cobertores para a Santa Casa. O primeiro movimento é resultado do que foi coletado na 8ª Caminhada em Prol do Meio Ambiente. Já o segundo é mais uma etapa de distribuição do que foi recebido pela Campanha do Agasalho. A caminhada pelo meio ambiente foi realizada no começo deste mês e conseguiu arrecadar aproximadamente duas toneladas de alimentos não perecíveis, doadas por quem se inscreveu. Esses alimentos foram divididos nessas 80 cestas. Metade delas será enviada à Cooperativa de Catadores Unidos Venceremos (Univence), do Jardim Colorado, que fez a coleta dos materiais recicláveis... Leia mais.
18/06/2013
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da Comissão Organizadora Municipal (COM) para a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá no dia 27 de julho. O grupo de trabalho coordenará e organizará a Conferência, além de elaborar normas de funcionamento do evento. A Comissão será composta de 13 membros: cinco da sociedade civil, seis do Poder Público e dois do setor empresarial. Essa proporcionalidade foi definida pelo Ministério do Meio Ambiente. Para o segmento da sociedade civil, poderão se inscrever instituições com atuação comprovada na área ambiental. Essa comprovação deve ser feita por meio da apresentação de documentação sobre atividades realizadas pela instituição. Já para o segmento empresarial, a empresa deverá apresentar o CNPJ e um... Leia mais.
13/06/2013
As secretarias de Meio Ambiente e Educação realizaram na manhã de hoje (13), na Emeif Adélia de Lima Franco, no Jardim Amazonas, a 1ª Caminhada em prol do Meio Ambiente. O evento reuniu mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino e movimentou toda a população. No bairro, as crianças participantes distribuíram sementes para os moradores, fizeram um ‘abraço coletivo’ como forma de união e plantaram mudas de árvores. Cerca de 10 escolas municipais participaram da caminhada. Ao todo, foram percorridos 1,5 km. A Caminhada em prol do Meio Ambiente teve o apoio da empresa Komatsu do Brasil, que confeccionou camisetas. Também houve no evento o sorteio de duas bicicletas para os alunos da rede. Secretaria de Comunicação Institucional... Leia mais.
10/06/2013
A Diretoria de Agronegócios e a Coordenadoria de Assistência Integral (CATI), órgãos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promovem palestras sobre o “Uso de Agrotóxicos e suas implicações” no próximo dia 19 de junho, às 19 horas, no Sítio Paraná, que fica na Estrada Keida Harada, 78431, Bairro do Tijuco Preto. Os palestrantes Fábio José Bengoz e Felipe Monteiro de Almeida, ambos engenheiros agrônomos, vão prestar esclarecimentos importantes quanto a utilização do agrotóxico e o que fazer, depois, com a embalagem e do que sobra do produto para não contaminar o solo, na questão ambiental, e a saúde, no caso do consumidor. Os problemas no tocante ao meio ambiente ocorrem, muitas vezes, por falta de informação. As empresas, geralmente... Leia mais.
Concursos, Editais, Classificações e Convocações.
Acompanhe as concorrências públicas do município.
Fique sabendo sobre todas as Leis, Decretos e Resoluções do município.
Parcerias e convênios para realização de políticas públicas e sociais deste município.