Serviços e Informações
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
ISS Fixo e Certidão de Débito
do Município de Suzano
Ouvidoria Geral do Município
Serviços de Acesso à Informação
10/06/2013
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com a empresa Komatsu e o Serviço Social da Indústria (Sesi), realizou na manhã do último domingo (09), a 8ª Caminhada em prol do Meio Ambiente. Quase 3 mil pessoas participaram do evento que reuniu jovens, adultos, representantes de classes sociais e autoridades. Cerca de 2,5 mil quilos de alimentos foram arrecadados durante a caminhada. Os participantes puderam na ocasião trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) por um kit da organização do evento contendo uma sacola retornável, camiseta e água. A concentração saiu às 8h30 da Praça Cidade das Flores, no Centro, passando pelas ruas Baruel, Francisco Quadra Castro, Missionária... Leia mais.
07/06/2013
Os ensinamentos sobre a prevenção de doenças, preservação do Meio Ambiente, bem como a conscientização da sociedade para viver com qualidade e em grupo tiveram presença assídua nas peças de teatro realizadas hoje (07), nas Emefs Lídia Lima da Silva, Noêmia Santos Costa e Antonio Carlos Mayer. A iniciativa da Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde visam a interação dos alunos em atividades educativas por meio de ações pedagógicas e culturais. Ao todo, mais de 300 alunos participaram das apresentações de teatro. O tema mais abordado na ocasião foi a precaução contra o mosquito da Dengue. As peças de teatro seguirão um cronograma em outras escolas da cidade. Os trabalhos são feitos... Leia mais.
Crianças das escolas de ensino infantil na Rede Municipal de Suzano assistiram, nesta sexta-feira (7), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, ao documentário “Ritos e Ruas”, produzido pelo Coletivo Alma (Aliança Libertária Meio Ambiente), com apoio da lei federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Bandeirante Energia e Comgás. O evento faz parte da programação da atividade ““Suzano Consciente ao Encontro do Meio Ambiente” e o documentário trata sobre as transformações de lugares e do cotidiano das cidades às margens do Rio Tietê. Mais de 300 crianças assistiram ao documentário. Elas gostaram. “Vi muita poluição nos rios e nas ruas”, disse Gabriela, 11 anos. “Derrubaram muitas árvores para construir casas”, observou Carlos, 9 anos. Foi que... Leia mais.
06/06/2013
Durante evento na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S.A (Sabesp), a diretora presidente da estatal, Dilma Pena, afirmou que 100% do esgoto coletado em Suzano será tratado até 2018. Hoje aproximadamente 70% dos detritos recebem tratamento. Segundo a companhia, nos próximos meses a cidade deve contar ainda com a ampliação do reservatório de água, com duas elevatórias de esgoto (Projeto Tietê), com um projeto para execução de elevatória de esgoto que atenderá o Jardim Brasil I, Jardim Brasil II, Ana Rosa, Jardim Silvestre, São Marcos e com uma estação elevatória em Palmeiras, obra que terá financiado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e um investimento de aproximadamente R$... Leia mais.
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Suzano foram contemplados com as atividades do evento “Suzano Consciente ao Encontro do Meio Ambiente”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente. Na manhã de hoje (6), jurados convidados pela pasta avaliaram os trabalhos dos estudantes da rede feitos com material reciclável, expostos no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi. Hoje também foi dia de Teatro na Escola, com conscientização das crianças no combate à dengue, nas Emefs Abrão Salomão Domingues, no Jardim Tabamarajoara, Nizilda Alves de Godoy, na Fazenda Aya e Isaias Martinelli Gama, no Jardim Nova América, e na Emeif Angela Martins de Oliveira, no Jardim Europa. Já a Emei Sérgio Simão, do Jardim Europa, e a Emef Ruy Ferreira Guimarães,... Leia mais.
05/06/2013
A Prefeitura de Suzano, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou hoje (05) os trabalhos de inspeção veicular em carros oficiais. As inspeções foram realizadas na sede da Secretaria de Serviços e Manutenção. No primeiro dia, 15 ônibus escolares foram vistoriados, sendo que todos foram aprovados e receberam o selo verde de qualidade. A intenção da pasta é verificar o grau de poluição de cada veículo, a partir da fumaça exalada por cada um. A vistoria de fumaça preta é apenas uma das várias ações que a pasta vem promovendo por meio do projeto “Suzano Consciente ao encontro do Meio Ambiente”, que foi iniciada no último dia 12 e... Leia mais.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) realiza nesta quita-feira (6), das 13 às 18 horas, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o “Encontro Lúdico Municipal” com o objetivo de criar espaço de construção e publicização dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante o encontro, será discutido o fortalecimento, o exercício da cidadania e a luta em Suzano. Segundo a secretaria, o Encontro Lúdico será protagonizado pelos próprios adolescentes. Eles vão coordenar os trabalhos, nas atividades de credenciamento, protocolos, apresentação e debates dos seguintes eixos temáticos: violência e exploração de crianças e adolescentes, cultura de paz e toque de recolher, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, diversidade... Leia mais.
04/06/2013
Aproximadamente mil pessoas se inscreveram para participarem das seis palestras que serão ministradas até a sexta-feira (7) na Unisuz através do projeto “Suzano Consciente ao encontro do Meio Ambiente”, da Prefeitura de Suzano. O evento será iniciado amanhã (5), às 19 horas. No primeiro dia do evento, serão realizadas duas palestras: “A importância da população no combate à dengue” e “O Trânsito e a Poluição”. Já na quinta-feira (6), a primeira palestra, “Papel da Cetesb no Estado de São Paulo – Legislação e outros assuntos”, será ministrada pela analista de Educação Ambiental e professora universitária, Ana Cristina e a segunda, “Ecovilas – A sustentabilidade possível”, pela diretora da Escola Técnica Estadual de Suzano, Sonia Yamashita de Campos Lima. Fechando... Leia mais.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciou hoje (4) o plantio de hortas comunitárias nas escolas municipais da cidade. A medida realizada dentro da ação “Suzano consciente, ao encontro do Meio Ambiente” visa fazer com que os alunos usufruam de hortaliças que eles mesmos cultivaram. Os trabalhos começaram na Emeif Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth e serão ampliados para todas as unidades. O projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação usa somente produtos orgânicos. A campanha será contínua para que seja estimulado o cultivo de hortas nas escolas como forma cultural. De início, cinco escolas estarão recebendo ainda nesta semana as hortas comunitárias. Serão cultivadas hortaliças como alface, rúcula, além de repolho, almeirão, coentro e entre... Leia mais.
03/06/2013
A Prefeitura de Suzano, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Trânsito e Mobilidade Urbana, realizará vistoria de fumaça preta nos veículos da administração municipal. O trabalho pioneiro na região do Alto Tietê será realizado nessa quarta-feira (5). A vistoria de fumaça preta é apenas uma das várias ações que a pasta vem promovendo por meio do projeto “Suzano Consciente ao encontro do Meio Ambiente”, que foi iniciada no último dia 12 e será encerrada na próxima quinta-feira (10), quando alunos de duas escolas municipais visitarão a Estação de Tratamento de Água da Sabesp. Ainda no dia 5, será iniciado o ciclo de palestras na Unisuz, às 19 horas. Em cada palestra, haverá o... Leia mais.
Aberta nesta segunda-feira (3) no hall de entrada do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a exposição de arte em material reciclado dos alunos matriculados nas Escolas Municipais de Suzano e no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) pode ser vista das 9 às 17 horas, até a próxima sexta-feira (7). Responsáveis pela exposição, as professoras Sueli Stuchi e Vera Gimenez, supervisoras de ensino da Rede Municipal de Ensino, disseram que os trabalhos são feitos por alunos do primeiro ao quinto ano, e do EJA, e que os dois primeiros colocados receberão prêmios, entre os quais bicicletas e passeios ao Parque Magic City. “Foi uma forma que encontramos para valorizar o trabalho das crianças”, disse Sueli, que... Leia mais.
28/05/2013
A Secretaria de Meio Ambiente se mobilizou no final da tarde de ontem (27) para combater dois crimes ambientais no Distrito de Palmeiras. O setor de Fiscalização Ambiental flagrou desmatamento de área verde no bairro Estância Angelina e embargou um aterro de entulho, que funcionava de forma irregular no Jardim do Lago, divisa com Ribeirão Pires. No caso do aterro, o setor foi acionado pelo Agrupamento Ambiental, da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires. Eles acompanharam a movimentação de caminhões que vinham da região do ABC e chegaram até a rua Tereza Teixeira, no Jardim do Lago. No local, encontraram um aterro de aproximadamente 12 metros de altura, onde era despejado todo tipo de entulho (lixo, ferro, vigas de... Leia mais.
Concursos, Editais, Classificações e Convocações.
Acompanhe as concorrências públicas do município.
Fique sabendo sobre todas as Leis, Decretos e Resoluções do município.
Parcerias e convênios para realização de políticas públicas e sociais deste município.