Serviços e Informações
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
ISS Fixo e Certidão de Débito
do Município de Suzano
Ouvidoria Geral do Município
Serviços de Acesso à Informação
05/06/2014
A comissão julgadora do concurso “Criando com Material Reciclável” visitou na manhã desta quarta-feira (4), no Suzano Shopping, a exposição de peças produzidas por alunos de 22 escolas municipais e estaduais. O resultado da competição, realizada pela Prefeitura de Suzano, será divulgado amanhã. A avaliação dos trabalhos, que tiveram como tema “Brasil o País do Futebol”, foi feita por pontuação, levando em conta os seguintes critérios: utilidade do produto – 4 pontos, criatividade – 3 pontos, e acabamento 3 pontos. Fizeram parte do júri, as pedagogas Eliane Silvina Sampaio, Narani Fadul Antoniadis e Tânia Bissaco; a artista plástica Neuza Ferreira do Cargo e o administrador de empresas, Claudio Rocha. Cada unidade de ensino concorreu em três categorias, sendo Categoria... Leia mais.
Neste domingo (8), será realizada a primeira edição do projeto Rebrincando, uma iniciativa da Prefeitura de Suzano – organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, que estimula a utilização de material reciclável para a confecção de brinquedos. O Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, localizado no Jardim Cacique, receberá, entre as 13 e 17 horas, crianças de até 12 anos interessadas em participar das oficinas educativas. O Rebrincando integra as ações promovidas pela cidade em celebração a Semana do Meio Ambiente e tem como objetivo a educação ambiental. A iniciativa estimulará também a troca de brinquedos usados entre crianças. Além disso, a agenda gratuita do projeto contempla ainda passeios guiados dentro da Central de Triagem para que as crianças possam... Leia mais.
02/06/2014
Mais de 250 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Marques Figueira encheram as ruas da cidade na manhã de hoje (2) para celebrar o início das atividades da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação. A Caminhada Ecológica teve início na rua Sara Cooper e os alunos seguiram até a Praça Cidade das Flores para o plantio de diversas mudas. Após uma breve concentração na unidade de ensino, os alunos das 4ª e 5ª séries tomaram as ruas com seus instrumentos musicais. E o entusiasmo dos pequenos, durante toda a caminhada, contagiou a população. Segundo a Secretaria de Educação, a atividade superou as expectativas. O objetivo era chamar... Leia mais.
30/05/2014
Em comemoração à semana do Meio Ambiente, que é celebrada em todo o País de 1 a 7 de junho, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Serviços e Manutenção, realizará uma ação integrada com escolas municipais para realizar o plantio de 125 árvores nativas. O trabalho visa proporcionar aos alunos uma ação de conscientização de forma lúdica sobre a importância da preservação dos bens naturais do planeta. Os plantios serão coordenados pelos profissionais do Departamento de Parques e Jardins, em parceria com a Secretaria de Educação, de acordo com um cronograma. A primeira ação será realizada na terça-feira (03), na Emeif José Cardoso dos Santos, seguindo para a Emeif Avelino Lima Franco (dia 04); Emeif Edna... Leia mais.
A Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, realizará uma ação de sensibilização ambiental e desenvolvimento do pensamento crítico sobre o tema com alunos da rede estadual de ensino. Entre os dias 2 e 6 de junho, estudantes de quatro escolas do município poderão assistir filmes com a temática socioambiental no Anfiteatro Orlando Digenova. As obras cinematográficas que serão exibidas na próxima semana, fazem parte da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a gestora ambiental da Administração, Danielle Lodi, uma lista de aproximadamente 30 filmes (de curta e média duração) foi encaminhada à equipe pedagógica da Diretoria de Ensino da Região... Leia mais.
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, preparou uma programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente nas escolas da rede municipal. As atividades – focadas na conscientização e preservação dos recursos naturais – iniciam na próxima segunda-feira (2) e seguem até o dia 6 de junho. Na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente (dia 2), os alunos das 4ª e 5ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Marques Figueira participarão da Caminhada Ecológica. Os pequenos sairão às 8h30 da unidade e seguirão até o Paço Municipal, onde será realizado o plantio de diversas mudas. A programação conta ainda com exposição dos trabalhos do concurso “Criando com Material Reciclável” – a... Leia mais.
17/04/2014
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea) apresentaram, na manhã desta quarta-feira (16), a proposta de implantação da Agenda Ambiental na Administração Municipal Pública (A3P). Mais de 30 servidores participaram da atividade, que contou com palestra da especialista em resíduos e educação ambiental, Thaís Horta. O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal. Durante a atividade, a secretária executiva da Cisea, Danielle Ramos Lodi, falou sobre os objetivos do grupo e explicou como será feita a implantação da agenda. A criação da própria comissão foi o primeiro passo. Agora, o foco do trabalho é a realização de um diagnóstico da Prefeitura de Suzano, para que o plano de ação seja desenvolvido e... Leia mais.
03/04/2014
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea) promoveram na tarde desta quinta-feira (3), palestra sobre o uso racional da água. A atividade, realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), aconteceu no Auditório da Prefeitura de Suzano. Funcionários de diversas secretarias municipais participaram do evento e receberam instruções de como reduzir o consumo de água. A maioria ficou admirada com os exemplos de desperdício apresentados pelo palestrante Nilton Werneck, que é técnico comunitário da Sabesp. Segundo ele, uma simples torneira gotejando gasta 40 litros d’água por dia, isso reflete no bolso do consumidor e também no meio ambiente. Werneck ainda explicou como funciona o ciclo... Leia mais.
19/03/2014
A audiência pública para a discussão final do projeto da Lei Municipal de Resíduos Sólidos que seria realizada na tarde de hoje (19) foi cancelada. A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano informa que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) foi retirado da pauta para revisão. Em breve, a data da nova audiência será definida e divulgada. Secretaria de Comunicação Institucional... Leia mais.
18/03/2014
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza amanhã (19), às 15 horas, na Câmara Municipal, audiência pública para a discussão final do projeto da Lei Municipal de Resíduos Sólidos. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) ficou à disposição da população para consulta pública de dezembro de 2013 até fevereiro de 2014. O projeto levanta questões importantes para o desenvolvimento da Política Municipal de Gestão de Resíduos, lei que deverá disciplinar a matéria em todas as suas dimensões. Entre os temas abordados no plano estão: a avaliação de tecnologias para o tratamento de resíduos domiciliares e comerciais, estratégias de ampliação da coleta seletiva no município, alternativas para a gestão de resíduos... Leia mais.
21/02/2014
Para reivindicar, elogiar ou até mesmo sugerir ações para Suzano, a Ouvidoria Municipal registra mais de 300 demandas por mês, por meio de diversos canais de comunicação. Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Controladoria Geral, no primeiro semestre do ano passado 1.171 pedidos de informações foram registrados. Já no segundo bimestre, foram feitas 1.934 solicitações de munícipes. As pastas que receberam maior número de encaminhamentos são: secretarias de Assuntos Urbanos, Serviços e Manutenção, Obras e Infraestrutura e Meio Ambiente. Dentre as principais demandas estão a fiscalização de terrenos, construções e comércios, limpeza e iluminação pública. O cidadão que quiser fazer a reclamação pessoalmente, basta ir à sede da Secretaria, na rua Baruel, 126. O munícipe também pode ligar... Leia mais.
19/02/2014
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), iniciou nesta quarta-feira (19) o Projeto de Combate ao Desperdício de Água, que visa conscientizar e reduzir o consumo nas 16 escolas contempladas pela ação. Durante todo o dia, aproximadamente 60 coordenadores, supervisores, professores e outros funcionários da rede municipal de ensino receberam capacitação para desenvolver atividades nas salas de aula. A secretária adjunta de Educação, Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, deu as boas-vindas aos profissionais que participaram do processo de treinamento, dividido em duas turmas (manhã e tarde). Ela agradeceu a parceria da Sabesp e ressaltou a importância desta ação nos dias atuais.... Leia mais.
Concursos, Editais, Classificações e Convocações.
Acompanhe as concorrências públicas do município.
Fique sabendo sobre todas as Leis, Decretos e Resoluções do município.
Parcerias e convênios para realização de políticas públicas e sociais deste município.