Serviços e Informações
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
ISS Fixo e Certidão de Débito
do Município de Suzano
Ouvidoria Geral do Município
Serviços de Acesso à Informação
26/02/2015
Suzano mais uma vez sai na frente na implantação de medidas para reduzir o consumo de água. Desde de 2014, a Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea), da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha para tornar as ações da Administração cada vez mais sustentáveis. Nesta quinta-feira (26), a comissão realizou um encontro para tratar sobre o Programa de Uso Racional da Água (PURA), que será implantado na cidade em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com a secretária executiva da Cisea, Danielle Ramos Lodi, o objetivo do programa é incentivar o uso racional da água por meio de verificação de vazamentos, campanhas educacionais, estudos e intervenções tecnológicas em prédios públicos. “Estamos... Leia mais.
10/09/2014
Aproximadamente 120 pessoas participaram do Seminário Regional do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. O evento levou orientações sobre o cadastro criado pelo governo federal em 2012 e que será uma exigência comandada pelo Ministério do Meio Ambiente. O encontro de trabalho foi feito em parceria com o Sebrae-SP e os Sindicatos Rurais do Alto Tietê. “O CAR vai identificar em quais imóveis rurais será necessário algum tipo de regularização ambiental”, disse o consultor do Sebrae João Carlos Loureiro Gomes. Ele foi um dos palestrantes e falou sobre a importância do cadastro. “São informações imprescindíveis para diagnosticar a situação... Leia mais.
05/09/2014
Com o objetivo de inserir a sustentabilidade ambiental nos canteiros de obras realizadas em Suzano, a MRV Engenharia e a Cooperativa de catadores de materiais recicláveis “Unidos Venceremos” (Univence) firmaram uma parceria juntamente com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), da Prefeitura de Suzano. A oficialização desta união acontecerá no próximo dia 8, na rua Estrada dos Fernandes, 2000, Parque Santa Mônica, às 10 horas. Sediada no Jardim Colorado, a Univence fará a coleta de resíduos recicláveis (papel, papelão, sacos de cimento, plásticos, EPIs e sucatas ferrosas), a cada 15 dias, em cinco canteiros de obras da MRV na cidade. “A reciclagem, além de permitir a diminuição da extração de recursos naturais, possibilita também o desenvolvimento... Leia mais.
29/08/2014
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou de um encontro da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos para avaliação da efetividade da “Legislação de Proteção e Recuperação de Mananciais na Região Metropolitana de São Paulo”. A atividade ocorreu nos últimos dois dias (27 e 28), no Centro de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento (Caden), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Durante o evento, os participantes avaliaram o grau e o impacto da aplicação da lei, e também discutiram sobre as dificuldades e oportunidades de melhoria na estrutura legal e institucional. O evento que fez parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto... Leia mais.
Com a aprovação do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos pela Câmara de Suzano, a Administração Municipal prevê a solução de demandas ambientes em curto, médio e longo prazo. Espera-se que, num horizonte de 5 anos, com as diretrizes definidas, assuntos hoje problemáticos como a coleta seletiva, o descarte de entulho e os descartes irregulares estejam melhor equacionados na cidade, visto que as diretrizes dispostas no documento devem ser obrigatoriamente seguidas. Ao contrário de um projeto de lei, o Plano de Resíduos é algo mais amplo e traz diretrizes para todos os tipos de resíduos gerados em âmbito municipal. Trata-se de um documento bastante complexo, que buscou realizar um amplo diagnóstico da situação da... Leia mais.
15/08/2014
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Serviços e Manutenção, realizou na tarde de hoje (14) o plantio de 60 mudas de árvores nativas no Corredor Ecológico do Jardim Revista. A medida foi executada em virtude do pequeno volume de chuva de ontem, que umedeceu o solo e deixou a área pronta para ser arborizada. O reflorestamento da área, incluindo o parque, visa proporcionar aos moradores do local um espaço propício à prática de atividades recreativas e de lazer, além ‘oxigenar’ os espaços públicos, tornando-os mais limpos e visivelmente atraentes para a população. A ação faz parte do plano de reestruturação do Corredor Ecológico, iniciado no mês de maio, com a limpeza total do terreno, além do... Leia mais.
14/08/2014
A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, realiza no dia 10 de setembro, o Seminário Regional do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este cadastro foi criado pelo governo federal em 2012 e será uma exigência comandada pelo Ministério do Meio Ambiente. O encontro de trabalho na cidade será feito em parceria com o Sebrae-SP e os Sindicatos Rurais do Alto Tietê. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para os imóveis rurais, que integra informações ambientais referentes à situação de todos os tipos de áreas de proteção ambiental, para melhor controle, monitoramento e combate ao desmatamento de vegetações nativas, bem como para planejamento ambiental e... Leia mais.
11/06/2014
O 37° Grupo de Escoteiros de Suzano iniciou no último fim de semana uma campanha para recolher aparelhos celulares inutilizados, que serão encaminhados à organização Recicle Cel para o descarte correto dos eletrônicos. Caixas de coletas estão sendo distribuídas pela cidade, inclusive nas repartições da Prefeitura de Suzano. A iniciativa partiu da suzanense Louyze Isabelli Chacon, de 12 anos, que integra o grupo de escoteiros. “Estamos sempre engajados em projetos sustentáveis e desenvolvendo ações para a preservação do meio ambiente. A Louyze teve muita sensibilidade. Ela viu o projeto da Recicle Cel e propôs ao grupo, que já está trabalhando na distribuição das caixas de coletas”, explicou o presidente do grupo, Creimauri Chacon. O valor arrecadado com o descarte... Leia mais.
A Prefeitura de Suzano, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, apresentou, no decorrer da última semana, diversos filmes com temas socioambientais aos estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino. Mais de 300 alunos participaram da atividade. O principal objetivo da ação, realizada no Anfiteatro Orlando Digenova, foi desenvolver o pensamento crítico dos estudantes sobre as questões ambientais. Por isso, além da exibição das obras cinematográficas, a administração municipal promoveu ainda palestras (ministradas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente) e debates. Nesta edição, foram convidadas as escolas estaduais Geraldo Justiniano Resende e Silva, Batista Renzi, Raul Brasil e Luiz Bianconi. Os filmes apresentados durante a ação de sensibilização fazem parte da 5ª Mostra Nacional... Leia mais.
09/06/2014
O projeto “Rebrincando” realizado neste domingo (8) no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, foi um sucesso. A atividade promovida pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contou com a participação de mais de 50 crianças. A ação estimula a utilização de material reciclável para a confecção de brinquedos. O projeto integra as ações promovidas pela cidade em celebração a Semana do Meio Ambiente e tem como objetivo, a educação ambiental. A iniciativa contempla ainda passeios guiados dentro da central de triagem para que as crianças possam conhecer o processo de separação dos materiais usados na reciclagem, além de estimular a troca de brinquedos usados entre crianças com a ajuda de monitores. Segundo a pasta, a... Leia mais.
06/06/2014
O encerramento das atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, reuniu mais de 300 crianças no Parque Municipal Max Feffer, na manhã desta sexta-feira (6). A programação do evento contou com diversas atrações para os alunos e seus familiares. Os alunos participaram do plantio de 30 mudas de quaresmeira e outras cem árvores nativas, do viveiro municipal da Secretaria de Serviços e Manutenção, foram doadas ao público durante a festividade. Além disso, apresentações musicais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Marques Figueira e o Doutor Gastão, mascote do Clubinho Sabesp, animaram ainda mais o evento. E a administração municipal preparou, além dos trabalhos de conscientização,... Leia mais.
05/06/2014
A Secretaria de Educação divulgou na tarde desta quinta-feira (5), os vencedores do concurso Criando com Material Reciclável, com o tema “Brasil o País do Futebol”. A comissão julgadora selecionou ontem dois trabalhos por categoria, sendo três ao todo: Categoria I – 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; Categoria II – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e Categoria III – Educação de Jovens e Adultos (EJA). Confira os ganhadores: – 1º lugar da Categoria I (1º ao 3º ano) Trabalho – Avião de papelão Aluna – Joana de Freitas Teodoro Escola – Emeif Angela Martins de Oliveira Professora responsável – Claudia Alencar Lopes Cruz – 2º lugar da Categoria I (1º ao 3º ano) Trabalho... Leia mais.
Concursos, Editais, Classificações e Convocações.
Acompanhe as concorrências públicas do município.
Fique sabendo sobre todas as Leis, Decretos e Resoluções do município.
Parcerias e convênios para realização de políticas públicas e sociais deste município.