Programa Prevenir a Violência Escolar

“O Programa Prevenir a Violência Escolar (PVE), instituído pela Lei Municipal nº 5.321, de 15 de dezembro de 2021, vincula-se à Secretaria Municipal de Educação de Suzano e faz parte do Sistema de Proteção e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Destinado aos estudantes da rede municipal de ensino e suas famílias, o programa é composto por uma equipe multiprofissional e atua de forma integrada com diferentes órgãos e secretarias do município.

O PVE desenvolve ações em quatro frentes principais:

  • Identificação e acompanhamento de estudantes em situações específicas de risco, como vulnerabilidade socioeconômica, problemas relacionados à saúde mental, suspeitas e confirmações de violências, prejuízos na aprendizagem, entre outros.
  • Formação continuada de profissionais da educação, incluindo articuladores comunitários, coordenadores pedagógicos, diretores, docentes e funcionários não docentes.
  • Coordenação de comitês gestores, com o objetivo de analisar os indicadores do programa em diferentes territórios, promovendo a reflexão coletiva para planejar ações que garantam a proteção e os direitos dos estudantes.
  • Busca ativa escolar, focada em estudantes em situações de infrequência, abandono e evasão escolar.

A partir dessas frentes, o programa também realiza visitas domiciliares e acompanhamento regular das famílias indicadas, assim como promove articulações com equipamentos, serviços e órgãos públicos, além de entidades da comunidade.”

Endereço: Rua Campos Sales, 884– Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (11) 4747-9725
E-mail: [email protected]