29/04/2015

Prefeitura abre inscrições para o concurso “Criando com Material Reciclável”

Prefeitura abre inscrições para o concurso “Criando com Material Reciclável”
Atividade é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes municipal, estadual e particular

Estão abertas as inscrições para o concurso “Criando com Material Reciclável”, uma ação da Prefeitura de Suzano que visa incentivar práticas sustentáveis. A competição – realizada por meio da Secretaria de Educação em parceria com a iniciativa privada – é destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes municipal, estadual e particular.

Essa é a terceira edição do concurso, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.  Neste ano, o tema é “Reciclando e Brincando”. As escolas poderão concorrer em três categorias: Categoria I – 1º, 2º e 3º anos; Categoria II – 4º e 5º anos; e Categoria III – EJA I e II.

As inscrições devem ser feitas pelas próprias unidades de ensino, que podem preencher o formulário de cadastro disponível no site da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br) ou enviar as informações (nome e telefone da escola; turma; nome do professor; e categorias que a escola vai participar) pelo e-mail [email protected]. O período de inscrição segue até 15 de maio.

Os trabalhos são individuais e devem ser desenvolvidos sob a supervisão dos professores, utilizando materiais recicláveis como plástico, alumínio, papel, papelão, entre outros. Não será permitida a utilização de materiais orgânicos, como cascas e bagaços de frutas, alimentos perecíveis, papéis molhados, casca de ovos, além de qualquer tipo de material tóxico, cortante ou pontiagudo, na confecção das peças.

Avaliação
De acordo com a Secretaria de Educação, o processo de avaliação será dividido em duas fases. A primeira será realizada na própria escola. As unidades de ensino serão responsáveis pela seleção de um trabalho por categoria. Essa avaliação deverá ser feita por uma comissão julgadora, formada por professores, funcionários e membros do conselho escolar. Os trabalhos escolhidos serão entregues entre os dias 20 e 22 de maio, na sede da pasta.

A avaliação final, que será feita por uma comissão de artistas plásticos, representantes da Secretaria de Educação e de empresas parceiras, acontecerá no dia 29 de maio. Eles vão selecionar dois trabalhos (1º e 2º lugares) de cada categoria. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de junho e a premiação acontecerá no dia 3, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Simão, no Jardim Europa.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)