28/05/2019

Prefeitura de Suzano dá posse aos novos membros da Cipa

Prefeitura de Suzano dá posse aos novos membros da Cipa

Os 24 novos integrantes são responsáveis pelo acompanhamento das condições de trabalho dos servidores públicos municipais em 2019 e 2020

A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta terça-feira (28/05) a cerimônia de posse dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O evento, realizado no Anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), também foi marcado por homenagens e assinatura de protocolos de intenção para projetos de lei que reforçam a segurança no trabalho dos funcionários públicos municipais.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira da Silva, do coordenador da Defesa Civil de Suzano, Antonio Wenzler, e do presidente da Cipa, César Braga.

Foram empossados os 24 servidores públicos escolhidos pela administração municipal e pelos colegas de trabalho, que passaram por um curso de qualificação sobre prevenção e combate a incêndio, cuidados pré-hospitalares, atenção com materiais biológicos e protocolos para atendimento de acidentes. Os instrutores, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), foram homenageados por seu empenho e dedicação à formação da nova turma.

Durante os trabalhos, houve a exibição de uma série de imagens sobre o trabalho realizado pela Cipa no último ano e foram reforçados os trabalhos de conscientização por meio de treinamentos de incêndio no Paço e em escolas municipais, a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), atendimento de pessoas atingidas pelas chuvas e acolhimento de vítimas do ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil.

O prefeito de Suzano, além de parabenizar os novos integrantes da comissão, também assinou o protocolo de intenções de duas iniciativas voltadas à melhoria da segurança no serviço público municipal. A primeira é a aplicação da lei federal nº 13.722/2018, conhecida como “Lei Lucas”, que obriga todos os funcionários da rede municipal de ensino a fazerem cursos de primeiros-socorros. A outra é o projeto-piloto “Cipa Escolar”, com a formação de agentes multiplicadores para segurança doméstica e no ambiente da escola.

Ashiuchi afirmou que o trabalho conjunto faz com que a cidade caminhe adiante, garantindo a segurança dos mais de 5 mil funcionários que trabalham para a comunidade.