11/06/2026

Cras Boa Vista recebe oficina da CGU sobre utilização de espaços públicos

Cras Boa Vista recebe oficina da CGU sobre utilização de espaços públicos

Encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para fortalecer a participação popular na implantação de equipamentos voltados à juventude e à igualdade racial

A Sala de Promoção a Diversidade Mestre Quim, que fica no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Boa Vista, recebeu nesta quinta-feira (11/06) uma reunião para apresentar e discutir o projeto “CGU e Conselhos: Pela Juventude e Igualdade Racial – Fiscalizando os Espaços Esportivos e Comunitários”. A iniciativa integra o Plano Juventude Negra Viva, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) e busca incentivar o controle social e a participação da comunidade no acompanhamento da implantação e utilização dos Espaços Esportivos Comunitários (EECs).

Durante o encontro, foi apresentada a “Oficina Mão na Massa: O Espaço é Nosso!”, ação promovida pela CGU que capacita moradores, lideranças comunitárias e representantes de conselhos para acompanhar a execução das obras, identificar possíveis problemas e contribuir para a construção de planos de uso dos equipamentos públicos após a conclusão dos trabalhos.

Após a parte expositiva, os participantes realizaram uma visita à obra de uma praça que está sendo instalada entre as ruas Emilia Barradas Simões, José Valdecy de Souza e Vera Lúcia Pinto da Silva, no bairro Cidade Miguel Badra, e que já ultrapassa 60% de conclusão. Durante a vistoria, os participantes puderam ver na prática como podem contribuir com a fiscalização e acompanhamento da obra.

A proposta da oficina é aproximar a população dos investimentos públicos realizados nos territórios, especialmente aqueles voltados para jovens e comunidades historicamente vulnerabilizadas. Os participantes recebem orientações sobre fiscalização cidadã, identificação de irregularidades e mecanismos de acompanhamento das obras, além de debater formas de utilização dos espaços esportivos e comunitários após sua entrega.

O projeto faz parte das ações do Plano Juventude Negra Viva, política pública federal que reúne iniciativas voltadas à promoção de direitos, redução das desigualdades e ampliação das oportunidades para a juventude negra. Nesse contexto, os Espaços Esportivos Comunitários surgem como instrumentos de convivência, inclusão social, prática esportiva e fortalecimento dos vínculos comunitários.

O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, falou que a participação popular em projetos como esse garante que os equipamentos públicos atendam efetivamente às necessidades da população. “Quando a comunidade acompanha a implantação dos projetos e participa das decisões sobre a utilização dos espaços, os resultados são muito mais positivos. O esporte tem um papel transformador na vida das pessoas e iniciativas como essa fortalecem a cidadania, a inclusão social e o sentimento de pertencimento da população em relação aos equipamentos públicos”, afirmou.

A atividade contou ainda com as presenças da coordenadora do Cras Boa Vista, Débora Garcia; do auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Sergio Takibayashi; do coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU, Marcio Sobral; do presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), André Luiz Bom Fim; da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Vanessa Fernandes; e do vereador Josias Ferreira da Silva, o Josias Mineiro; além de outros representantes de secretarias e conselhos municipais.