Reunião promovida junto ao Conselho Municipal da Melhor Idade (Comid) é parte de programação voltada aos serviços de convivência para moradores da terceira idade em Suzano
O Conselho Municipal da Melhor Idade (Comid) de Suzano promoveu na manhã da última quarta-feira (17/05) uma palestra orientativa para os participantes do Centro Dia do Idoso (CDI) Joaquim Pinto Filho, no bairro Jardim Revista. A ocasião contou com apoio das Secretarias de Governo e de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo parte de uma ação voltada às instituições de cuidados com a terceira idade no município e servindo como um preparativo para o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
Com o acompanhamento da coordenadora do espaço e presidente do Comid, Eudite Dias, o gerontólogo Euclides Pinto de Souza palestrou sobre o envelhecimento no contexto da sociedade atual, considerando aspectos específicos voltados à saúde como a rotina alimentar, o combate ao sedentarismo e diversos conceitos direcionados à prevenção de doenças físicas e mentais, tendo como dinâmica a apresentação de informações procedidas pelo debate acerca dos temas trabalhados.
Durante a manhã, outras questões trabalhadas neste processo foram os benefícios oferecidos pelas pastas em questão e o funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com dinâmicas apresentadas por representantes da unidade.
Esta foi a segunda reunião com esta temática, tendo a primeira ocorrido na sede da entidade Casa de São Vicente de Paulo, no Parque Maria Helena, no último dia 26 (quarta-feira). Os trabalhos orientativos devem englobar todas as instituições ligadas ao Comid para garantir o maior alcance possível nos acolhimentos e na resolução das dúvidas dos atendidos.
Para o chefe da Assistência e Desenvolvimento Social suzanense, Geraldo Garippo, o envelhecimento é um processo que deve ser naturalizado para que todos lidem com esse aspecto inevitável da vida. “Atingir a terceira idade não deve ser sinônimo de que o final está próximo, pois esta é apenas mais uma etapa de uma trajetória que ainda confere muitas alegrias. E é exatamente isso que estamos trabalhando para instituir com estas reuniões”, pontuou.
Por sua vez, o secretário municipal de Governo, Alex Santos, ressaltou que a relação com os conselhos e com as associações podem garantir um suporte importante no dia a dia. “Conduzir estas reuniões faz parte de um modelo fundamental que reduzirá o risco do surgimento de transtornos como depressão e ansiedade. Nós, da pasta de Governo, assim como toda a administração municipal, estamos sempre a disposição para dialogar e ajudar”, afirmou.
Na ocasião, também estiveram presentes o diretor da Secretaria Municipal de Governo, André Luis Bom Fim Averaldo, a vice-presidente do Comid, Clara Suzana Slupko de Oliveira, e os demais integrantes do conselho.