Reuniões orientativas são conduzidas junto ao Conselho Municipal da Melhor Idade (Comid); primeiro encontro ocorreu na última segunda-feira no Parque Maria Helena
A Secretaria de Governo de Suzano, junto ao Conselho Municipal da Melhor Idade (Comid), está promovendo uma série de palestras orientativas para as instituições de cuidado e convivência para a terceira idade no município. Realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a primeira reunião ocorreu na manhã da última segunda-feira (24/04) na Casa de São Vicente de Paulo, no bairro Parque Maria Helena. A ação deve se estender até outubro, quando ocorre o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º do mês.
O encontro inicial abordou a concepção do envelhecimento no contexto da sociedade atual, considerando aspectos relacionados à saúde como rotina alimentar, o combate ao sedentarismo e diversos conceitos voltados à prevenção de doenças físicas e mentais, tendo como dinâmica a apresentação de informações procedidas pelo debate acerca dos temas trabalhados.
Enquanto preparativo para o Dia do Idoso, a ação engloba todas as instituições ligadas ao Comid, garantindo assim o maior alcance possível nos acolhimentos e na resolução das dúvidas dos atendidos. Algumas das informações trabalhadas neste processo são os benefícios oferecidos pelas pastas em questão e o funcionamento do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
O secretário municipal de Governo, Alex Santos, ressaltou que a relação com os conselhos e com as associações podem garantir um suporte importante no dia a dia. “Conduzir estas reuniões faz parte de um modelo fundamental que reduzirá o risco do surgimento de transtornos como depressão e ansiedade. Nós, da pasta de Governo, assim como toda a administração municipal, estamos sempre a disposição para dialogar e ajudar”, afirmou.
Já o chefe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social suzanense, Geraldo Garippo, defende que o envelhecimento é um processo que deve ser vivenciado com autonomia, reconhecimento de direitos, segurança, dignidade, bem-estar e saúde. “Muitas vezes o próprio idoso se vê de forma pejorativa, e estamos instituindo essa ação para combater um preconceito que deve ser superado. Atingir a terceira idade não deve ser sinônimo de que o final da vida está próximo, pois esta é apenas mais uma etapa de uma trajetória que ainda confere muitas alegrias”, pontuou.
Durante a primeira palestra estiveram presentes a presidente do Comid, Abigail Maria do Carmo, e outros membros do conselho como o gerontólogo Euclides Pinto de Souza, o nutricionista Victor dos Santos e a assistente social Maria de Lourdes Aquino. O diretor da Secretaria de Governo suzanense, André Luís Averaldo, e a secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Beatriz dos Santos Cruz, também participaram da iniciativa.