24/03/2023

Saúde segue com visitas para atualização de cadernetas de vacinação

Saúde segue com visitas para atualização de cadernetas de vacinação

Ação teve início no dia 4 de março e chega ao Parque Suzano e suas imediações neste sábado (25/03); efetivos continuam nas ruas nos oito finais de semana seguintes

A Secretaria Municipal de Saúde segue com o trabalho de busca ativa nas residências para imunizar o público suzanense neste sábado (25/03), quando o efetivo estará nas imediações do bairro Parque Suzano, região central da cidade. A iniciativa ocorre por meio das equipes do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e terá continuidade ao longo dos próximos oito sábados. Para este final de semana a expectativa é que cerca de 400 casas sejam visitadas.

Visando ampliar a cobertura vacinal em pontos estratégicos, a pasta da Saúde e a INTS estarão oferecendo proteção contra doenças como o novo coronavírus (Covid-19), poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, pneumonia e febre amarela, conferindo orientação e aplicações gratuitas de doses pendentes. O efetivo contará com 20 profissionais, além do apoio de um carro de som para divulgar a ação aos residentes da região.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, explicou que a medida visa aproximar o público faltante, sendo essencial a colaboração de todos. “Vamos bater de porta em porta para apresentar o trabalho e mostrar como podemos ajudar na proteção contra doenças e, para o bom andamento dessa estratégia, pedimos para que a população receba os agentes, pois este é um trabalho benéfico para todos”, disse.

Até o momento, os trabalhos foram realizados nos nos dias 4 e 18 deste mês, contemplando os suzanenses do Jardim Casa Branca e Jardim Imperador. No período, os agentes visitaram um total de 679 imóveis e vistoriaram 1.335 cadernetas a fim de encontrar pessoas cujos registros estivessem pendentes. A atuação resultou em 180 pessoas imunizadas e 278 doses aplicadas.

Landim pontuou que a ação objetiva a amplificação da cobertura vacinal em até 10%. “Queremos mostrar que os cuidados com a imunização devem ser constantes em todas as idades e caso tenhamos um baixo índice vacinal para doenças teoricamente erradicadas, como a poliomielite, podemos voltar a ter casos destas enfermidades”, constatou.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, explicou que a ação ocorrerá em outros bairros nos próximos finais de semana. “Concluídos os trabalhos na área central, estaremos rumando para a região norte, onde estaremos em bairros como Jardim Margareth, Cidade Boa Vista e Jardim Revista até meados de abril. Encerrando as visitas nestas áreas, partiremos para a faixa sul da cidade, porção de grande relevância nesse efetivo, contemplando os domicílios locais nos primeiros sábados de maio”, definiu.