26/05/2023

Saúde realiza 1ª edição da ‘São SilCaps’ no Parque Max Feffer

Saúde realiza 1ª edição da ‘São SilCaps’ no Parque Max Feffer

Corrida recreativa foi realizada no parque como parte do mês de conscientização em prol da luta antimanicomial

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, promoveu a primeira edição da corrida “São SilCaps” no Parque Max Feffer na manhã desta sexta-feira (26/05). A competição, voltada à promoção da luta antimanicomial, celebrada neste mês de maio, foi uma das diversas atividades organizadas pelo setor em prol da igualdade e do combate ao preconceito.

A oportunidade reuniu pacientes das unidades Alumiar e Devir, destinadas ao público adulto, e também Entrelaços (infanto-juvenil) e Vita (de apoio contra álcool e outras drogas), para vivenciarem uma manhã de descontração e celebração, tendo a possibilidade de participação em várias dinâmicas e ações recreativas. E a principal delas foi a “São SilCaps”.

Feita em alusão à maratona “São Silvestre”, tradicionalmente disputada no último dia do ano na cidade de São Paulo, a corrida e caminhada organizada pelo setor foi inteiramente feita na área interna do parque, garantindo integração e esporte aos participantes. Ao final das provas, medalhas foram distribuídas. Além desta, os usuários tiveram a oportunidade de integrar diversas atividades e competições, incluindo dama, xadrez, dominó, futebol e vôlei.

Segundo uma das coordenadoras do setor, Carolina Jacob, o período foi uma oportunidade para abordar o importante combate ao aprisionamento. “No dia a dia, trabalhamos de forma humanizada, portanto temos uma preocupação grande em garantir o melhor para os usuários dos serviços de acolhimento. Conduzimos diversas ações com essa natureza e esta é mais uma delas”, comentou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que esta ação é complementar às outras iniciativas organizadas pela pasta ao longo deste mês, tendo um viés de celebração. “Temos que apoiar e incentivar a liberdade e a igualdade entre os pacientes. Essa manhã dialoga, por exemplo, com o Sarau Antimanicomial que organizamos na praça dos Expedicionários no último dia 19, além das visitas e rodas de conversas feitas ao longo das últimas semanas. Parabenizo toda a equipe e ressalto nosso compromisso com essa causa”, afirmou.