‘Biblioteca Previne Brasil’ permite que funcionários da pasta tenham acesso rápido a materiais instrutivos fornecidos por capacitações federais e a outros documentos
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Básica, criou uma biblioteca virtual de documentos e materiais de apoio para toda a rede de atendimento em Suzano. A medida visa garantir a aplicação correta de protocolos no acolhimento de demandas e pacientes nas unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs), sendo oriunda das capacitações do programa federal “Previne Brasil”, de apoio e desenvolvimento do setor da saúde pública no País.
A montagem do banco de dados data do mês de julho de 2022 e segue sendo atualizada em uma base diária. À época, auxiliares administrativos das UBSs passaram por uma capacitação sobre processos de trabalho, incluindo o acolhimento dos usuários da rede municipal, do manejo operacional do sistema e do fluxo de informações para criar um histórico do paciente de forma funcional, podendo ele ser acompanhado pelo sistema de saúde municipal.
A partir desta necessidade de agregar múltiplas informações técnicas, a equipe de servidores formada por Letícia Duarte, Aline Jéssica e Sidnei Cruz, orientados pela coordenadora de Atenção Básica, Tatiane Martins Espírito Santo, e pela diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, reuniu circulares informativas, documentos complementares e vídeos instrutivos de como registrar procedimentos e atendimentos ofertados, os armazenando na biblioteca. Desta forma, os profissionais têm a possibilidade acessar estes conteúdos e outros documentos por intermédio de um banco de dados exclusivo, otimizando processos internos.
De acordo com Flávia, o banco de dados foi pensado como uma alternativa aos documentos impressos, promovendo mais agilidade na consulta de informações. “Desde o mês de julho do ano passado, quando fizemos as primeiras capacitações por meio do programa, passamos a montar essa biblioteca para oferecer um suporte dinâmico e de fácil acesso a todos os profissionais da rede básica de forma que possamos fazer a rápida verificação de documentos e processos dentro e fora dos atendimentos à população”, conta.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ações como essa resultam em grandes avanços no dia a dia das equipes que passam a ter mais facilidade nos processos e nos atendimentos. “Esta é uma iniciativa própria das equipes que, após os meses de treinamento pelo programa federal, poderão ter um acesso rápido aos conteúdos e a outros documentos sempre que necessário de forma integrada, bastando o profissional estar registrado na rede”, contou.
Ishi finaliza ressaltando a presteza dos servidores por criar o banco de dados, sendo este um produto referência. “Gostaria de parabenizar a equipe técnica liderada pela coordenadora Tatiane e pela diretora Flávia por esse brilhante trabalho que traz um dinamismo muito interessante ao trabalho diário. Velocidade no atendimento e praticidade para encontrar documentos é o principal benefício”, ressaltou.
Programa Previne Brasil
O programa “Previne Brasil”, de autoria do Ministério da Saúde, foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e busca criar um modelo moderno de financiamento da saúde e repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base na população.