Pré-Vestibular

Comunicado de Seleção
CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL
PROCESSO SELETIVO 01/2018

1 – INFORMAÇÃO GERAL

O Curso Pré-Vestibular Municipal é um projeto que, desde 2017, oferece aos estudantes do ensino médio público ou privado preparação gratuita e de qualidade para o Vestibular das Universidades públicas, privadas e para o ENEM.

A equipe de professores é formada por estudantes de graduação, pós-graduação e egressos de universidades que atuam na região do Alto Tietê, todos com experiência em  docente em pré-vestibular, escolas de Ensino Fundamental e Médio e/ou aulas particulares. O material didático utilizado é exclusivo, sendo elaborado e atualizado pelos próprios docentes.

Em 2018, o Curso  Pré-Vestibular Municipal oferece até 100 vagas. As aulas serão ministradas no SASPE – Serviço de Ação Social e Projetos Sociais, na Av. General Francisco  Glicério Nº 1334, Centro/Suzano/SP, de segunda a sexta-feira, sendo uma turma  das 8:00 às 11:30 horas e outra turma das 19:00 às 22:30 horas, com simulados, aulas complementares e reuniões eventualmente aos sábados. O Curso Pré-Vestibular tem início previsto para o dia 05 de março de 2018, finalizando no dia 14 de novembro de 2018. As vagas serão preenchidas por estudantes que concluíram ou que estão cursando o último ano do Ensino Médio, desde que forem aprovados pelo Processo Seletivo, comprovem as menores rendas familiares mensais e per capita, conforme ficha de inscrição preenchida pelo candidato e documentação comprovatória entregue no ato da matrícula, pela distribuição de vagas, conforme o zoneamento populacional municipal e cujas orientações estão descritas neste edital.

2 – INSCRIÇÕES

  • Antes de se inscrever, é fundamental que você leia todo este edital. Durante o processo seletivo ou após a divulgação dos resultados, você não poderá afirmar que desconhecia estas diretrizes;
  • As inscrições iniciam no dia 05/02/18 a 15/02/18, podendo haver prorrogações, a critério da Coordenação Geral. Para inscrever-se, deve-se comparecer no SASPE endereço Av. General Francisco Glicério Nº 1334, Centro/Suzano/SP das 09h00min as 16h00min, preenchendo ficha de inscrição distribuída no local;
  • Não existe cobrança de taxa de inscrição no Processo Seletivo 2018;
  • Haverá uma Entrevista Socioeconômica, durante o processo de inscrição onde o candidato deve apresentar documento comprovatórios das informações descritas na ficha de inscrição. Não haverá isenção de documentação para nenhum dos candidatos.

3 – ENTREVISTA SOCIOECONÔMICA.

  • As entrevistas acontecerão no ato da inscrição, no período de  05/02/18 a 15/02/18
  • A entrevista é um breve diálogo entre o candidato/a e um de nossos/ colaboradores, que tem dois objetivos principais: confirmar os dados fornecidos no formulário de inscrição e analisar a disponibilidade, interesse e motivação em frequentar as aulas;
  • No dia da inscrição/entrevista o candidato deverá comparecer com todos os documentos abaixo:
  1. Original RG do candidato e RG original ou fotocópia, ou ainda certidão de nascimento dos demais integrantes do núcleo familiar;
  2. Original de Comprovante de Residência atualizado com CEP;
  3. Original ou Fotocópia do Histórico Escolar acompanhado de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Para candidatos/as que já concluíram a Educação Básica);
  4. Declaração de Matrícula atualizada – documento original. (Para candidatos/as que estão cursando o último ano do Ensino Médio);
  5. Original ou Fotocópia dos comprovantes de rendimento de todas as pessoas que contribuem ou, conforme descrito abaixo:
    I – Empregado formal: Original ou Fotocópia dos três últimos holerites/contracheques;
    II – Empregado informal: declaração direcionada ao SASPE, redigida pelo empregador (digitada ou de próprio punho) onde conste o nome, CPF, função exercida e os rendimentos mensais atribuídos ao empregado. A declaração deve ser assinada e carimbada pelo empregador;
    III – Empresário: fotocópia da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao ano/base 2016 ou Pró-Labore atualizado.
    IV – Empresário informal: declaração redigida pelo próprio empresário (digitada ou de próprio punho) onde conste o nome, CPF, atividade desenvolvida e os rendimentos mensais. A declaração deve ser assinada e reconhecida firma, dúvidas entrar em contato com a recepção.                                                                              V – Aposentado/Pensionista: Extrato de Pagamento do Benefício (emitido pelo endereço eletrônico);
    VI – Desempregado: fotocópia das seguintes páginas da CTPS: identificação (página com foto e página com os dados), página onde consta o último contrato de trabalho e a página subsequente (em branco);
  • Os critérios de seleção/aprovação serão respectivamente, nota de prova, renda familiar e zoneamento municipal.

4 – PROVAS

  • A prova de seleção, será realizada no dia 24 de fevereiro, com duração de 3h, em local e hora, a serem definidos, tendo em vista o número de inscrições a serem realizadas, composta de temas do ensino médio, a saber:
    • 01 redação, com valor de 40 pontos, o candidato que zerar a redação será automaticamente eliminado;
    • 60 perguntas de múltiplas escolhas, com o valor total de 60 pontos, a saber:
      • Língua portuguesa 10 perguntas
      • Matemática, 10 perguntas
      • Biologia, 5 perguntas
      • Filosofia, 5 perguntas
      • Física, 5 perguntas
      • Geografia, 5 perguntas
      • História, 5 perguntas
      • Inglês, 5 perguntas
      • Química, 5 perguntas
      • Sociologia, 5 perguntas

5 – ZONEAMENTO

  • Serão disponibilizadas 100 vagas, 50 para o período matutino e 50 para o período noturno, seguindo o critério de zoneamento sócio Educacional do Município de Suzano:
    • 40 vagas, bairros da Zona Norte;
    • 35 vagas, bairros das Zonas Centro, Leste e Oeste;
    • 25 vagas, bairros da Zona Sul.

6 – RESULTADOS E MATRÍCULA

  • A lista com os candidatos selecionados para a turma 2018 será divulgada no dia 01 e 02 de Março de 2018, a partir das 14h, no SASPE;
  • Poderão ser convocados em chamadas complementares até a data limite de 10 de Abril de 2017;
  • A matrícula será efetivada mediante assinatura de contrato de convivência e regras básicas, durante a aula inaugural, no dia 05 de Março de 2017. Assim, a ausência sem justificativa na aula inaugural, incapacita a continuidade do curso gerando a eliminação do candidato faltante e chamamento do próximo candidato, conforme lista de espera criada a partir dos critérios classificatórios.

7 – DISPOSIÇÕES FINAIS

  • Os documentos referentes ao Processo Seletivo 2018 serão arquivados por 45 dias após a data da Entrevista;
  • No dia da Entrevista, casa o candidato necessite de Declaração de Comparecimento, deverá solicitar ao entrevistador;
  • Se durante o Processo Seletivo 2018, ou mesmo após a divulgação dos resultados, for comprovado que o candidato utilizou de meios ilícitos e documentos fraudulentos, o mesmo será eliminado;
  • Depois de ler todo este edital, se persistirem dúvidas, entrem em contato com o SASPE através da recepção ou pelo telefone 4743-1600;
  • Comunicado completo publicado no site do SASPE: www.suzano.sp.gov.br/web/saspe ;
  • Caso não sejam preenchidas todas as vagas, ou ainda se a lista de espera for insuficiente, a Coordenação Geral poderá convocar novas inscrições;
  • O dia da prova o candidato não poderá chegar atrasado, pois os portões serão fechados;
  • O aluno não poderá levar para sala de prova, celular, calculadora, notebook ou qualquer produto eletroeletrônico, sob pena de desclassificação do processo seletivo.
  • O candidato só comparecer com, Lápis, borracha caneta esferográfica transparente de cor de tinta azul ou preta, sedo que o gabarito só poderá ser preenchido a caneta;
  • A permanência mínima, em sala de prova é de 60 minutos;
  • Os casos omissos a este edital serão analisados e deliberados pela Coordenação de Cursos.

 

 

Suzano, 01 de fevereiro de 2018.

Larissa Ashiuchi                       Dirigente do SASPE
Carlos Bragheroli                   Coordenador de Cursos
Roberto Bento                        Orientador Educacional

Canais Oficiais

Siga-nos nas redes sociais

Endereço

Posto de Informação ao Turista
Centro Unificado de Serviços
Rua Baruel, 501 - Centro
CEP: 08675-000

Dirigente do SASPE

Larissa Ashiuchi

Telefone

(11) 4745-2000