Em homenagem ao Mês da Terceira Idade, órgão municipal realiza mais três visitas nesta semana junto com a Comissão de Direito do Consumidor da OAB
O Procon de Suzano iniciou uma série de palestras orientativas para idosos nesta segunda-feira (24/10), como parte das ações do Mês da Terceira Idade, celebrado em outubro. Com apoio da Comissão de Direito do Consumidor e da Comissão da Pessoa Idosa da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano e do Conselho Municipal do Idoso (Comid), a diretora do órgão municipal e advogada, Daniela Itice, concluirá um cronograma de seis visitas em diferentes centros para abordar temas como direitos do consumidor e empréstimos consignados.
O grupo, que já esteve no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti na segunda-feira (24/10) e no Centro Dia do Idoso (CDI) e na Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS) nesta terça-feira (25/10), ainda estará em ação nesta quarta-feira (26/10) visitando a Organização Não-Governamental (ONG) Vida Nova, das 9 às 12 horas, e as associações de moradores dos bairros Parque Alvorada e Parque Umuarama, junto a integrantes do Projeto Casa dos Sonhos, das 13 às 17 horas. A equipe encerrará as atividades especiais na quinta-feira (27/10), das 9 às 12 horas, na Comunidade Kolping com os membros do Projeto Renascer.
As ações fizeram parte de uma série de reuniões e palestras direcionadas para o Mês do Idoso. Por isso, os grupos oferecem orientações acerca dos direitos do consumidor com foco especial em empréstimos consignados. Durante as visitas, Daniela esclareceu dúvidas sobre os benefícios e desvantagens quanto a prazos e parcelamentos de dívidas, contratação, taxas e juros, incluindo também outros aspectos gerais da vida bancária, tal qual a importância de deter controle completo das próprias finanças.
Além da equipe do Procon, as ações também estão sendo direcionadas pelo presidente da OAB Suzano, Fabrício Ciconi Tsutsui, pela presidente da Comissão de Direitos do Consumidor, Daniella Menezes, e pela presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Kelly Guilhen, que oferecem orientação quanto às suas experiências prévias enquanto consumidores ou contratantes.
Segundo a diretora, as visitas visam manter os idosos cientes de seus benefícios justos ao negociar. “Estamos conduzindo uma série de orientações para os idosos, que também têm o direito irrevogável de controlarem suas finanças e serem bem atendidos em todos os estabelecimentos que visitarem. Queremos pontuar isso para que nenhum comerciante ou empresa tente ludibriá-los no dia a dia com práticas duvidosas e ambíguas”, disse.
Dúvidas ou denúncias de abuso comercial podem ser sanadas por meio dos telefones (11) 4744-7322 e 4744-7461 ou pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br, de forma gratuita.