19/12/2022

Procon de Suzano dá dicas sobre como evitar cair em golpes financeiros

Procon de Suzano dá dicas sobre como evitar cair em golpes financeiros

Diretora Daniela Itice aborda cuidados necessários com redes sociais, negociações remotas e captação de dados sem autorização

O Procon Suzano faz um alerta aos munícipes acerca de golpes pela internet e recomenda maneiras de como evitá-los para garantir um bem-estar financeiro no final do ano. Com orientações da diretora Daniela Itice, os principais alertas englobam empréstimos e as redes sociais.

Neste período de festas e de grande movimentação financeira, o órgão chama a atenção sobre diversos golpes aplicados no ambiente virtual, com coleta de dados de documentos, senhas e fotografias com o objetivo de se criar operações sem o conhecimento das vítimas. Um dos principais exemplos envolve os empréstimos consignados sem autorização, realizados quando o golpista entra em contato solicitando dados pessoais sob a alegação de ser necessário atualizar cadastros, o que não é verdadeiro.

A diretora relata que os estelionatários desenvolvem mais práticas com o advento de novas tecnologias, como a biometria facial. “Sempre que pedirem fotos e informações pessoais por meio remoto, sob a alegação de ser uma instituição financeira, atente-se e não forneça, pois nenhuma agência bancária realiza contratações ou atualizações de banco de dados desta forma”, destaca.

Daniela também recomenda o máximo de cuidado possível com as redes sociais, um dos meios mais utilizados para tais golpes. “Hoje em dia, com a liquidez da internet e o excesso de informações, pode ser fácil entrar em um site que capta seus dados automaticamente, ou ainda em um ambiente não oficial que se passa por lojas, bancos e outros. Por isso, é preciso ter atenção para evitar esses e outros perigos que podem resultar em clonagem de cartões, fraudes e outras situações”, relatou.

Além de golpes, também é essencial ter atenção às próprias práticas, mesmo quando plenamente legais. Segundo Daniela, contratar empréstimos pode ser benéfico de forma pontual, mas em excesso corre o risco de gerar dores de cabeça. “Acumular empréstimos é um vício extremamente perigoso, pois torna-se uma espiral onde o contratante eventualmente chega ao ponto de abrir um consignado para pagar outras dívidas pendentes”, afirmou.

O consumidor pode realizar denúncias indo pessoalmente até a sede do Procon de Suzano, que fica na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou, ainda, por meio do telefone (11) 4744-7322 e pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br.