Aproximadamente 60 profissionais foram orientados sobre o passo a passo para transformar artesanato em negócio lucrativo durante evento no Cineteatro Wilma Bentivegna
Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na manhã desta terça-feira (14/03) um evento dedicado aos artesãos credenciados pela Prefeitura de Suzano com objetivo de orientá-los sobre o passo a passo para alavancar as vendas. A recepção ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a participação da mentora de capacitações e de negócios rentáveis para o artesanato, Luciana Jaber, que palestrou para uma plateia composta por 60 artesãs e artesãos do município.
A apresentação focou na conscientização de que só o amor pela arte não é suficiente para tornar um negócio rentável, lucrativo e que garanta uma independência financeira. Foram compartilhadas informações sobre a necessidade de se recorrer às mídias sociais para divulgação de produtos e de aprender, por meio de estudos e cursos, as técnicas do artesanato, para não se limitar ao próprio talento e habilidades manuais. A atividade também contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).
A mentora Luciana Jaber, que começou a dar aulas na adolescência e montou seu próprio atelier aos 18 anos, contou um pouco de suas experiências e de que maneira conseguiu aumentar em mais de 15 vezes seu rendimento, expondo suas bolsas feitas artesanalmente até mesmo no exterior. “Você precisa acreditar que faz um trabalho de valor. Com 30 anos, fiz faculdade em busca de profissionalização e aprendi sobre empreendedorismo. Entendi que era necessário criar um artesanato de marca para ter uma identidade forte. A partir daí, as vendas começam a crescer porque a arte passa a ter um reconhecimento”, aconselhou a palestrante.
Ela reforçou que as artesãs e os artesãos precisam entender, caso queiram viver da arte, que se trata de uma atividade profissional e deve ser pensada com esse enfoque para ser rentável. “É um mito achar que as pessoas não valorizam o artesanato, mas também é necessário ter consciência de que o público que consome esse mercado é exigente, portanto, nós temos que estar preparados para atendê-lo de maneira satisfatória. É preciso ter organização, planejamento, perder o medo e vergonha e acabar com a síndrome da ‘perfeitinha’, de que só vale aquilo que está irretocável. Tudo isso atrapalha o crescimento. É preciso produzir com qualidade, mas é fundamental ter constância e visão a médio e longo prazo.”, destacou Lu Jaber.
A diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, Rita Paiva, afirmou que esse tipo de iniciativa favorece a consolidação do setor, pois gera sustentabilidade a partir do aprendizado sobre conceitos profissionais envolvidos na atividade. “Para que possamos aumentar a oferta de cultura na nossa cidade, focamos na capacitação dos artesãos para que eles saibam como manter os seus negócios, produzindo cada vez mais e com mais qualidade. Temos essa preocupação de olhar com cuidado para os nossos artistas, porque eles fazem parte da identidade do nosso municpío”, sublinhou.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, ressaltou a importância de garantir novas oportunidades profissionais a partir das orientações sobre a geração de renda relativa ao artesanato. “Trouxemos uma importante empreendedora do setor para mostrar que explorar esse ramo como uma atividade profissional gera renda para muitas pessoas. Com o suporte profissional, como os cursos e palestras como essa, é apresentado o caminho para a profissionalização e o sucesso nesta empreitada”, declarou o chefe da pasta.