Ação encabeçada pelo órgão visa conscientizar suzanenses acerca da importância da compra e aquisição responsável de bens e serviços
As equipes do Procon municipal vão estar na Estação Suzano, da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nesta quarta-feira (15/03), das 9 às 16 horas, promovendo atendimentos diversos aos consumidores. A ação, que teve início nesta terça-feira (14/03), foi organizada como forma de conscientização acerca do Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta, visando evitar que os suzanenses sejam vítimas de golpes e façam compras por impulso.
Com acompanhamento da diretora do órgão, a advogada Daniela Itice, o plantão extraordinário do Procon está sanando dúvidas sobre direitos na hora de comprar um produto, assinar contratos, cancelar serviços e negociar dívidas, além de oferecer informações sobre contratação de planos de saúde, serviço de telefonia, internet, entre outros temas envolvendo relações de consumo por meio do diálogo e da distribuição de panfletos informativos.
A ação desta quarta-feira também será efetuada por uma equipe de atendimento móvel da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que promove acompanhamento às demandas dos suzanenses; e pela Comissão do Direito do Consumidor da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), que apoiará os munícipes na verificação e orientação sobre possíveis golpes sofridos.
Daniela comentou que é preciso ter muito cuidado no momento de fazer compras nos mais variados setores, pois há muitas armadilhas na busca por clientes. “Em especial na internet, onde por vezes não é possível comprovar a veracidade da empresa que está do outro lado, é muito importante que as pessoas se atentem a sinais como o CNPJ do vendedor, preços dos produtos caso estejam excessivamente baixos, plataforma onde a negociação está sendo feita e, claro, ter em mente que em caso de dúvida, não é indicado seguir com a compra”, destacou.
A advogada alertou, ainda, para o perigo dos empréstimos consignados, que também vêm fazendo vítimas. “Temos notado um grande número de vendas realizadas nas casas de consumidores, em especial de idosos e aposentados, que recebem a oferta de um produto, com o detalhe de que o pagamento é feito com benefício previdenciário por meio de empréstimos fraudulentos. É importante que esses consumidores não permitam que os vendedores tirem cópia de seus documentos ou que tirem fotos de seu rosto”, completou.
Para outras informações, a população também pode entrar em contato com o Procon Suzano por meio de atendimento presencial, na rua Baruel, 126, no centro, ou pelos telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461.