Lista com os interessados em saldar seus débitos foi entregue durante encontro do Procon com representantes de instituições bancárias na cidade
O Procon de Suzano entregou para representantes de cinco instituições bancárias que atuam na cidade uma lista com mais de 800 pessoas que se inscreveram no primeiro Mutirão de Renegociação de Dívidas, iniciado em outubro. A diretora Daniela Itice foi quem liderou o encontro, que ocorreu na última quinta-feira (10/11), com membros do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Mercantil e Caixa Econômica Federal.
A iniciativa pretende viabilizar a regularização de débitos com cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Após a primeira fase de cadastros dos correntistas, as instituições terão que enviar ao Procon quais as propostas apresentadas aos clientes. “Entregamos todas as inscrições para os bancos para eles analisarem e enviarem as propostas até o fim de novembro. As instituições financeiras até podem ligar diretamente para os clientes, porém a renegociação ou a finalização dela deve ocorrer no Procon”, destacou.
De acordo com a diretora, a conclusão de todas as renegociações deve ocorrer no próximo mês. “A partir de dezembro seguiremos com essa fase para a conclusão junto aos bancos, para que tanto o cliente quanto a instituição financeira possam ficar satisfeitos com essa ação que estamos intermediando”, apontou.
Existe ainda uma quantidade de pessoas que se inscreveram para o mutirão e que não são correntistas dos bancos participantes. Este grupo ainda será avisado pelo órgão municipal. “Vamos dar um posicionamento de que os bancos participantes desta ação não têm gestão sobre as dívidas. Nós iremos informá-los por telefone ou por e-mail”, disse.
Ligação do Procon
Daniela também fez um apelo para que os consumidores que se inscreveram para participar do mutirão de renegociação atendam às ligações do Procon. Segundo ela, muitas vezes, o órgão municipal busca fazer contato com os correntistas, porém um número muito grande deles não responde às chamadas. “Quero pedir para que a população nos atenda. Estamos tendo muita dificuldade porque ligamos para falar do andamento das renegociações, mas uma parte acaba não atendendo. Acredito que isso ocorra porque os clientes não têm os nossos números de telefone salvos no celular”, comentou a diretora.
Os contatos do Procon aos quais se refere Daniela Itice são (11) 4744-7461 e 4744-7322. O órgão municipal está localizado na rua Baruel, 126, e realiza os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.