Atividades ocorrerão durante os meses de junho e julho; principal delas é o Festival Nipo-Brasileiro, programado para os próximos dias 16 e 17
Suzano terá uma série de ações a partir deste mês em referência aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, comemorado oficialmente em 18 de junho. Estão previstas atividades como exposição, gincana, debate, homenagens e torneio esportivo. A principal será a primeira edição do Festival Nipo-Brasileiro de Suzano, que ocorrerá nos próximos dias 16 e 17 (sábado e domingo), no Parque Municipal Max Feffer, e terá apoio da administração municipal.
A programação começa em 15 de junho (sexta-feira), com a abertura da exposição de artes plásticas “110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), a partir das 19 horas. A mostra seguirá à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até 6 de julho (sexta-feira).
No fim de semana seguinte, em 16 e 17 de junho, das 10 às 20 horas, está programado o Festival Nipo-Brasileiro de Suzano, que ocorrerá no estacionamento interno do Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90, Jardim Imperador). A realização é de todas as entidades nipônicas da cidade, com apoio da Prefeitura de Suzano.
Haverá 20 estandes com comidas típicas, brinquedos infláveis e um palco onde serão feitas apresentações musicais – o cantor Joe Hirata será a principal atração, no primeiro dia, às 16 horas –, taikô, demonstrações de artes marciais, Lian Gong e eliminatória do concurso Miss Cerejeira. A abertura oficial será no sábado, às 18 horas.
Durante o evento, cosplayers – pessoas que se fantasiam como personagens de séries, filmes, games, desenhos animados, histórias em quadrinhos e mangás – circularão em meio ao público. E paralelamente a isso, ocorrerá no mesmo fim de semana e também no Parque Max Feffer, em frente ao Pavilhão Zumbi dos Palmares, das 9 às 16 horas, o 2º Festival do Meio Ambiente.
Na data em que se comemora os 110 anos da chegada do primeiro navio com imigrantes vindos do Japão ao País, 18 de junho (segunda-feira), a Prefeitura de Suzano fará a inauguração de um busto do ex-prefeito Pedro Sinkaku Miyahira na Praça Sol Nascente, na Vila Sol Nascente, às margens da rua Baruel e da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), às 10 horas. A homenagem por meio do monumento ocorrerá em razão de sua atuação como gestor público e cidadão e se estenderá também à contribuição de toda a comunidade nipônica da cidade.
No mesmo dia, haverá uma sessão solene na Câmara de Suzano para homenagear 21 representantes da comunidade nipônica do município. O evento será realizado a partir das 19 horas.
No final do mês, a Secretaria Municipal de Cultura promove mais uma edição do projeto Cultura em Debate, desta vez com o tema “Japão: Tradição e Modernidade”. O encontro está marcado para 27 de junho (quarta-feira), no Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, às 19 horas, e será aberto ao público.
Na semana seguinte, em 5 de julho (quinta-feira), às 19 horas, três pessoas da comunidade nipônica serão homenageadas no projeto Memória Viva: Jorge Ueno (In Memoriam), Sadao Nishioka (In Memoriam) e Fumika Horigome Yuta. A solenidade também ocorrerá no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. A iniciativa tem como meta reconhecer e documentar para as futuras gerações a contribuição desses cidadãos para o desenvolvimento do município.
Ainda em julho, estão previstas duas atividades promovidas por entidades nipônicas, com apoio da Prefeitura de Suzano. Uma delas é a gincana poliesportiva (Undokai), no Clube Agrícola Boa Vista (rua Murilo de Matos Farias, 355, Cidade Boa Vista), em 8 de julho (domingo), a partir das 8 horas. A outra é o Torneio Estadual de Gateball, no dia 22 de julho (domingo), às 8 horas, na sede da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkei), que fica na rua Dibe Tanus, 535, Chácaras Reunidas Guaió.
Além dessa programação, durante os meses de junho e agosto, a Secretaria de Cultura de Suzano realizará visitas monitoradas com alunos da rede municipal de ensino à Academia de Judô Terazaki, na Vila Urupês, e ao Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, no Jardim Casa Branca. O objetivo é contar as histórias desses dois locais, explicar a importância para a cidade, proporcionar o convívio com marcos históricos e culturais e fomentar o turismo. A primeira visita será em 20 de junho (quarta-feira).
Quadro
Programação
15/06 (sexta-feira) – 19 horas
Abertura da exposição de artes plásticas “110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, 682 – Centro
16 e 17/06 (sábado e domingo) – 10 às 20 horas
Festival Nipo-Brasileiro de Suzano
Local: Parque Municipal Max Feffer
Endereço: Avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador
18/06 (segunda-feira) – 10 horas
Inauguração do busto do ex-prefeito Pedro Sinkaku Miyahira
Local: Praça Sol Nascente
Endereço: Rua Baruel, 2.494 – Vila Sol Nascente
18/06 (segunda-feira) – 19 horas
Sessão Solene de homenagem a 21 representantes da comunidade nipônica do município
Local: Câmara de Suzano
Endereço: Rua dos Três Poderes, 65 – Jardim Paulista
27/06 (quarta-feira) – 19 horas
Projeto Cultura em Debate – “Japão: Tradição e Modernidade”
Local: Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, 682 – Centro
05/07 (quinta-feira) – 19 horas
Memória Viva – Homenagem a Jorge Ueno (In Memoriam), Sadao Nishioka (In Memoriam) e Fumika Horigome Yuta
Local: Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi
Endereço: Rua Benjamin Constant, 682 – Centro
08/07 (domingo) – 8 horas
Gincana poliesportiva (Undokai)
Local: Clube Agrícola Boa Vista
Endereço: Rua Murilo de Matos Farias, 355 – Cidade Boa Vista
22/07 (domingo) – 8 horas
Torneio Estadual de Gateball
Local: Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkei)
Endereço: Rua Dibe Tanus, 535 – Chácaras Reunidas Guaió