Alunos tiveram contato com peixes, pássaros, tartarugas e jabutis e contribuíram no plantio de uma árvore; palestra com a temática ‘Sustentabilidade e o Vidro’ também foi realizada
Alunos da Escola Municipal Professora Eliana Pereira Figueira, no Jardim Imperador, estiveram na manhã desta segunda-feira (05/06) no Viveiro Municipal Tomoe Uemura para fazer uma visita assistida ao espaço e auxiliar no plantio de uma árvore. Na oportunidade, 70 estudantes de três turmas matriculadas na educação infantil foram ao local, eles ainda puderam ter contato com os peixes, pássaros, tartarugas e jabutis que habitam o espaço.
Na ocasião, as crianças também conheceram o espaço de treinamento e lazer dos cães, o PlayPet, e o orquidário do viveiro. Ao final, todos participantes receberam um vaso colorido com uma planta com o objetivo de fomentar nas crianças o interesse em relação ao cuidado com o meio ambiente, bem como conscientizá-las acerca da responsabilidade ambiental. A atividade, desenvolvida pelas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data.
As pastas ainda promoveram a palestra “Sustentabilidade e o Vidro” direcionada aos educandos da escola Professor Antonio Maschietto, no Jardim Santa Inês, que teve a presença de 288 alunos do G4, G5 e do 1º ao 5º ano. A iniciativa ocorreu em parceria com a empresa Nadir Figueiredo S.A e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. A Escola Municipal Professora Maria Odete Cará, no Recanto Ouro Fino, receberá a iniciativa nesta terça-feira (06/06) e deve ter a participação de 157 alunos.
Durante a ação, os participantes são instruídos sobre a importância do vidro como um material considerado inteiramente reciclável, o que possibilita sua reutilização em outros processos. Além disso, a atividade visa destacar a preservação e a conservação da natureza para garantir ao ser humano melhores condições de sobrevivência, movimento sustentável que pode trazer grandes resultados ecológicos se for trabalhado de forma integrada.
Mais ações
As ações em alusão ao Mês do Meio Ambiente também ocorreram no último domingo (04/06), oportunidade em que foi promovido o plantio de 20 mudas de Ipê branco e amarelo, além do “Baby, me Leva!”, evento de adoção responsável de animais efetuado pelo setor de Bem-Estar Animal da pasta de Meio Ambiente suzanense. Ambas as iniciativas também ocorreram no Parque Max Feffer. As atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente se estendem até 30 de junho com a realização da consulta pública sobre o Licenciamento Ambiental Municipalizado.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o trabalho por meio da educação ambiental é um instrumento modificador. “Conscientizar nossos alunos a respeito da importância da preservação do meio ambiente e recursos naturais é fundamental não só para esta geração, mas também para as próximas. Por esta razão, desenvolvemos diversas atividades para sensibilizar nossas crianças e, posteriormente, ensiná-las acerca dos benefícios que a conservação dos recursos naturais pode trazer, sejam eles hídricos, energéticos, minerais ou biológicos”, comentou Bassini.
Já na visão do chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, ensinar corretamente como preservar a natureza deve ocorrer na teoria e na prática. “Assim como nas salas de aula, este conhecimento também deve ser exercido de forma prática, já que esta é uma excelente maneira de aprender. Por isso, visamos incentivar nossos alunos com o plantio de árvores e, ainda, oferecer uma planta para cada estudante que esteve presente no Viveiro Municipal possa desenvolver desde a infância noções básicas de cidadania e preservação”, disse o secretário.