23/03/2023

Educação e Saúde promovem ‘Gincana da Dengue’ em escolas da rede municipal

Educação e Saúde promovem ‘Gincana da Dengue’ em escolas da rede municipal

Iniciativa ocorre até esta sexta-feira (24/03); ação visa conscientizar os alunos de forma lúdica sobre riscos que a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti traz

A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, promove até esta sexta-feira (24/03) a “Gincana da Dengue” para alunos da rede municipal de ensino. A ação foi iniciada na Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima (rua Rio Grande do Norte, 90 – Jardim Cacique), na última segunda-feira (20/03) e envolveu estudantes dos períodos matutino e vespertino. A iniciativa, que é direcionada às crianças do G5 e dos 4º e 5º anos, ocorre em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22/03).

A programação inclui mais quatro escolas durante a semana: Elisabeth Ubeda Lopes Rodrigues (rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 195 – Parque Maria Helena); Victor Salviano (rua Mario Bochetti, 385 – Cidade Miguel Badra); Carlos Ferreira de Aguiar (rua Esmeraldo José de Oliveira, 616 – Vila Amorim); e Luiz Romanato (rua Abel de Matos, 96 – Vila Maluf).

A ação tem como objetivo conscientizar os alunos de forma lúdica sobre os riscos que a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti traz, além de explicar os sintomas, métodos de identificação do inseto e formas para evitar a contaminação. As atividades têm, em média, 50 minutos de duração e são divididas em duas etapas. A primeira consiste em um jogo de perguntas e respostas, de “verdadeiro ou falso”. Por sua vez, a segunda atividade incentiva as crianças a recolherem materiais inservíveis e, posteriormente, direcionarem para o local adequado.

“O contato com este tipo de conhecimento na infância é de extrema importância para o desenvolvimento de adultos responsáveis no futuro. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento, pois sabemos da gravidade da doença. Tão importante quanto tratar da dengue é prevenir a enfermidade. Nosso objetivo é conscientizar essas crianças para que estejam cada vez mais cientes e preparadas, de modo que consigam multiplicar esses conhecimentos e contribuir com o combate à doença, evitando o acúmulo de água parada”, disse o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, relatou que as ações de combate são essenciais na importância de uma prevenção contínua. “Neste período de calor e chuvas, iniciativas como esta se tornam fundamentais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As atividades estão sendo realizadas de forma interativa, participativa e inclusiva para que todos os alunos possam captar e entender essa mensagem que queremos passar. Com certeza, são encontros em que muito conhecimento é transmitido visando atingir o máximo de absorção e aprendizado por parte das crianças e suas famílias”, disse.