effled.com, deneme bonusu veren siteler, acubriefs.com
13/05/2023

CSI completa quatro anos com 6,1 mil ocorrências registradas

CSI completa quatro anos com 6,1 mil ocorrências registradas

Sistema de monitoramento se tornou um dos pilares da Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano, ampliando a vigilância e promovendo ações mais eficazes na cidade

A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, da Prefeitura de Suzano, completou na última quarta-feira (10/05) quatro anos de operação se solidificando como um dos equipamentos indispensáveis para a cidade. As 79 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 31 do programa Detecta do Estado de São Paulo, além dos 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches municipais, fornecem informações em tempo real à Guarda Civil Municipal (GCM) e ainda auxiliam as Polícias Civil e Militar na resolução e prevenção de crimes.

Desde a inauguração, foram registradas 6,1 mil ocorrências pelas lentes do CSI, sendo que no primeiro ano foram 230 casos, enquanto em todo o ano passado houve 3.229. Para o primeiro quadrimestre de 2023, o balanço mostra 234 registros feitos pela central, sendo cem em janeiro, 41 em fevereiro, 46 em março e 47 em abril.

O monitoramento é acompanhado de perto em uma sala ampla e bem iluminada instalada no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, composta por oito agentes da GCM, da Secretaria de Educação e da Polícia Militar observando um telão principal, além de 16 monitores individuais, tudo para garantir uma segurança ainda maior à população.

Somente no ano passado, a CSI foi responsável por 90% das ocorrências atendidas pela GCM, que fechou 2022 com 3.588 registros. Dentro desse universo se destacam a localização de 193 veículos roubados, 175 flagrantes de roubo e furto gerais e 199 auxílios em acidentes de trânsito.

Por sua vez, a soma dos anos anteriores resultou em 617 registros de roubos e furtos, 387 auxílios em acidentes de trânsito e 906 recuperações de veículos roubados, números que, aliados aos dados mais recentes, evidenciam a eficiência e a importância do equipamento.

Para o secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, poder contar com a CSI traz uma garantia a mais para realizar um trabalho mais eficaz na promoção da tranquilidade. “A nossa atuação não para. Sempre estamos enfrentando desafios para garantir a segurança dos nossos moradores, porém ter o apoio do CSI neste trabalho torna nossa missão mais eficiente”, disse o chefe da pasta.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a amplitude alcançada pelo sistema de monitoramento. “A Segurança demanda alguns obstáculos, e um deles é não poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas a CSI diminuiu consideravelmente essa situação graças aos monitoramentos que os agentes podem fazer, em tempo real, de nossas ruas por meio das câmeras e dispositivos”, definiu Ashiuchi.