Ouvidoria Geral do Município

BEM-VINDO(A) À OUVIDORIA MUNICIPAL

Prezado(a) Usuário(a) de Serviço Público, a Ouvidoria Municipal está à sua disposição, tendo como principal compromisso promover sua efetiva participação na Administração Pública, sendo assim, este espaço é destinado para sua manifestação através das seguintes modalidades:

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência.

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito, uma irregularidade praticada por agentes públicos. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos.

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SOLICITAÇÃO: Se você deseja um atendimento ou a prestação de um serviço.

O QUE ACONTECE DEPOIS QUE UMA MANIFESTAÇÃO É RECEBIDA?

ACOLHIMENTO E ANÁLISE: Primeiramente, ao acolher sua manifestação, a equipe da Ouvidoria Municipal avaliará o conteúdo e, se necessário, fará a reclassificação do tipo de manifestação.

ENCAMINHAMENTO: Após acolher e analisar, a manifestação será encaminhada para a Secretaria responsável pelo assunto ou para entidades vinculadas direta ou indiretamente com o Município.

Em caso de sugestões, a equipe da Ouvidoria fará uma análise prévia da proposta e, a partir daí, estabelece uma frente de contato com a área responsável pelo assunto com o objetivo de viabilizar as possibilidades de implantar a sugestão.

Um elogio que se refere a uma pessoa específica, deverá ser encaminhado a ela, com a orientação de que seja arquivado em prontuário; se a referência for a Secretaria ou Entidade, será encaminhada ao responsável, com a orientação de que haja a divulgação no setor.

No caso de reclamações, a ouvidoria deve, em conjunto com o setor competente, oferecer uma solução, ou informar o usuário do serviço porque não será possível atender.

Recebida uma denúncia, a ouvidoria faz uma análise inicial para verificar se existem elementos mínimos que possam indicar suspeitas de uso irregular de recursos, ou a conduta indevida de um agente público direto ou indireto. Caso haja esses indícios, o levantamento é encaminhado aos órgãos de controle interno ou externo e a ouvidoria informa ao cidadão.

Todas as manifestações serão analisadas. Nosso prazo de resposta é de 30 dias.

Fale com a Ouvidoria

Além do Portal do Cidadão, você também pode registrar suas manifestações no portal Fala.BR, que garante contato direto com a Prefeitura de Suzano. A plataforma é um meio de comunicação da sociedade com a administração pública. O sistema, gerido pela Controladoria-Geral da União (CGU), integra todas as ouvidorias da Administração Pública Federal, direta e indireta.

Participe! Sua contribuição nos ajuda a fazer um município cada vez melhor.

Portal do Cidadão

Plataforma Fala BR

 

APLICATIVO CIDADÃO ONLINE
Disponível para sistema Android e IOS.

OBSERVAÇÕES: O horário de atendimento é estabelecido somente para o modo de atendimento
presencial e por telefone, nos demais, o serviço permanece à disposição 24 horas.

Endereço: Rua Baruel, 126, Centro
Horário de Atendimento Presencial: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas
Telefone: 0800-774-2007
E-mail: ouvidoria@suzano.sp.gov.br