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Ver Todos Notícias e AcontecimentosA Ouvidoria atende aos públicos interno e externo, sendo o interno referente aos servidores e empregados, para que possam ter um canal de manifestação, a fim de uma administração participativa. Já o público externo se refere às pessoas ou grupos que demandam os serviços oferecidos pelo órgão público e utilizam a Ouvidoria como canal para sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Assim, qualquer cidadão pode apresentar, sem ônus, manifestação à Ouvidoria Pública Municipal.
O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação de serviços, sendo dever dos agentes públicos tratá-los com urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia. Além disso, no acolhimento da manifestação, deve-se presumir a boa-fé do usuário. O atendimento segue a ordem de recebimento das demandas, ressalvados casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, asseguradas, evidentemente, as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo.
Quando do atendimento, os servidores devem utilizar linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos. Preferencialmente, quando do atendimento presencial, o usuário deverá apresentar documentos pessoais de identificação. Diariamente, a Ouvidoria atendente em média 20 pessoas. Para apresentar uma manifestação é necessário informar o nome completo; nome completo da mãe (para demandas da saúde); data de nascimento (para demandas da saúde); e detalhes do local mencionado, com referências (para vistoria). Vale destacar que as solicitações devem ser referentes ao município de Suzano e que a Ouvidoria não registra denúncia anônima, embora o cidadão possa solicitar sigilo na apuração da sua manifestação.
Endereço: Rua Baruel, 126, Centro
Horário de Atendimento Presencial: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas
Telefone: 0800-774-2007
E-mail: ouvidoria@suzano.sp.gov.br
Acesso pelo site da prefeitura