28/06/2022

11ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano já contemplou mais de mil pessoas

11ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano já contemplou mais de mil pessoas

Primeira semana de apresentações é marcada por manifestações artísticas que contemplam desde entusiastas até amantes da arte; evento cultural segue até 9 de julho

A Secretaria Municipal de Cultura segue com a realização da 11ª Mostra de Referências Teatrais em Suzano. Durante a primeira semana da programação, que iniciou no último dia 22, mais de mil pessoas foram contempladas com apresentações de diversos segmentos e manifestações artísticas, encantando desde entusiastas contemporâneos até amantes assíduos da arte. O evento é totalmente gratuito e segue até 9 de julho. O cronograma das atividades pode ser conferido no link bit.ly/MostraSuzano.

Com o propósito de aproximar a população de diversas expressões teatrais, bem como de oportunizar o encontro dos profissionais de outras regiões do país e fomentar trocas de experiências enriquecedoras, a iniciativa reúne grandes nomes do cenário artístico em uma extensa programação marcada pela pluralidade de técnicas e sob o tema “Exercite seu olhar”. A mostra ainda presta homenagem ao ator Wolney de Assis, morto em 2015 aos 78 anos, e a esposa dele, a também atriz Berta Zemel, que morreu ano passado, aos 86 anos.

As primeiras apresentações foram realizadas pelos grupos Lume Teatro, com a obra “La Scarpetta”; Cia. Los Puercos em “O chão de dentro é minha terra”; Atores Insanos em “Ainda existem Auroras”, Trup Trolhas em “Gourmet Dândis”; La Inquieta Companiã com “As palavras de Jó”, e por fim os artistas Renato Borghi e Miriam Mehler com a peça “Romeu e Julieta 80”. O projeto também inclui a realização de palestras e oficinas formativas para os aspirantes.

Para os próximos dias, a pasta preparou outras diversas atrações que incluem a presença de personalidades que fundaram o teatro moderno e inauguraram o movimento antropofágico no país, assim como de companhias que retratam de forma genuína a essência da expressão artística no palco. Entre os nomes estão Roberto Lage com “Escombros de Pagu”, agendada para esta sexta-feira (01/07), a partir das 20 horas no Teatro Municipal Armando de Ré, bem como da Cia. Latão apresentando “Lugar Nenhum”, no sábado (02/07), no mesmo horário e local.

No domingo, o entretenimento e cultura ficam por conta da Trupe Festim com a obra “Neurastenia”, às 15 horas, garantindo a diversão para o público infantil na Escola Estadual Alfredo Roberto, e a Fraternal Cia. De Artes e Malas-Artes, a partir das 20 horas com “O Caso Severina”, encantando o palco do Teatro Municipal. Todas as apresentações possuem classificações indicativas específicas.

De acordo com o titular da pasta, o vice-prefeito Walmir Pinto, o início da 11ª Mostra de Referências Teatrais teve um saldo muito positivo e justifica a estratégia de ofertar as atividades em locais ampliados. “Anteriormente, o evento era realizado em espaços menores, com público estimado de 60 pessoas. Neste ano, estamos com apresentações em locais com uma abrangência maior visando democratizar a cultura e oferecer um ambiente agradável e receptivo para os debates, que já somam mais de mil pessoas participantes”, explicou.

A programação está descentralizada em oito pontos da cidade, entre eles estão: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354- Centro), Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares no Parque Max Feffer (avenida Roberto Simonsen, 90- Centro), Centro Cultural Colorado “Monteiro Lobato” (rua Domingos Victorino, 68- Jardim Cacique), CEU Gardênia (rua Teruo Nishikawa, 570- Jardim Gardênia Azul), Escola Estadual Alfredo Roberto (rua Isabel Castanheda Mayer, 326- Parque Residencial Casa Branca), Escola Estadual Dr. Anis Fadul (rua Benedito José Rangel, 90- Vila Rica/Palmeiras), Escola Estadual Jacques Yves Cousteau (rua Do Progresso, 165- Miguel Badra Baixo) e o Teatro Contadores de Mentira (rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42 – Parque Maria Helena).