08/06/2017

Suzano-SP integra força-tarefa com Cetesb e Polícia Civil no combate ao descarte irregular de lixo

Suzano-SP integra força-tarefa com Cetesb e Polícia Civil no combate ao descarte irregular de lixo

Por parte do Poder Executivo suzanense, participaram da operação na manhã desta quinta-feira (8 de junho) as Secretarias Municipais de Segurança Cidadã e de Meio Ambiente, além da Controladoria Geral do Município; na Área de Proteção Ambiental (APA), foram apreendidos três caminhões e duas máquinas do tipo esteira

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Cidadã e de Meio Ambiente, integrou na manhã desta quinta-feira (8 de junho) uma operação deflagrada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em  combate a aterro irregular no bairro Sete Cruzes, na região sul da cidade. A ação contou, ainda, com o apoio de policiais do 1º Distrito Policial (DP) de Palmeiras e da Controladoria Geral do Município. A iniciativa chegou ao fim por volta do meio-dia, quando os veículos apreendidos – um total de cinco – e seus respectivos condutores foram conduzidos à Delegacia Central.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Setor de Fiscalização de Trânsito participaram da ação, que teve início às 8h30 de hoje. Um total de 20 agentes ficaram à frente da operação, na qual foram usadas nove viaturas. Os trabalhos foram acompanhados de perto pelos secretários municipais Fátimo Rodrigues (Segurança Cidadã) e Carlos Toshiharo Watanabe (Meio Ambiente), além do controlador Murilo Inocêncio.

A Cetesb foi provocada por uma determinação da Justiça Federal de Mogi das Cruzes-SP, que havia recebido várias denúncias acerca de um “bota-fora” na estrada dos Fernandes. Diante das circunstâncias, o órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo entrou em contato com a pasta de Meio Ambiente do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi. Assim, uma ação integrada foi deflagrada, a fim de apreender os veículos que possivelmente estivessem procedendo o descarte clandestino na região, localizada na divisa de Suzano com Ferraz de Vasconcelos-SP e Ribeirão Pires-SP.

Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã, a área, com extensão aproximada de 10 mil metros quadrados, funcionava como depósito irregular há pelo menos dois anos, recebendo caminhões de entulho provenientes de toda região metropolitana de São Paulo, sobretudo da região do ABCD Paulista.

No local, os agentes públicos, a Cetesb e a Polícia Civil interceptaram três caminhões de entulho que realizavam, naquele momento, descarte de lixo, incluindo terra de amônia e demais resíduos sólidos – em sua maioria, de construção civil. Na oportunidade, a fiscalização ainda flagrou a incidência de dois tratores, que plainavam os materiais, ao passo em que eram descartados. Segundo alguns agentes, foi ainda sentido na região o odor de um gás, possivelmente derivado da terra de amônia.

Com os motoristas dos caminhões foram encontrados recibos de coleta de entulho, bem como foi apreendido um automóvel que ficava na entrada do aterro clandestino, como se estivesse “fiscalizando” a entrada e a saída dos caminhões. Além das autuações por crimes ambientais, os equipamentos foram recolhidos pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e encaminhados ao Pátio Municipal da Casa Branca.

De acordo com o Setor de Fiscalização ambiental de Suzano, a multa aplicada por descarte irregular de entulho em área de preservação ambiental pode chegar a R$ 15 mil, cada.

O secretário de Segurança Cidadã lembra, ainda, que os suspeitos pelo crime ambiental correm o risco de serem indiciados.

Para o controlador Murilo Inocêncio, o trabalho realizado nesta quinta-feira representa decisão por parte do governo municipal no combate aos crimes ambientais cometidos em Suzano.