Escolha da empresa que promoverá estudos sobre locais com risco de alagamento na cidade deve ocorrer ainda neste semestre
A Prefeitura de Suzano vai iniciar neste semestre a elaboração do novo Plano Municipal de Drenagem e Manuseio de Águas Pluviais. A medida, que conta com parceria do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), pretende atualizar as informações sobre o município para canalização e drenagem da água da chuva.
A concorrência pública nº 001/2018, para escolher a empresa responsável, está em fase de recursos sobre as propostas técnicas. Na próxima etapa, serão apresentadas as propostas de preços dos participantes. A previsão é de que o certame seja concluído em outubro deste ano.
O Plano Municipal de Drenagem tem como principal objetivo fornecer informações atualizadas e detalhadas sobre a geografia do município, em especial no que se refere aos locais mais ou menos propensos a sofrerem com as chuvas, independentemente da intensidade.
Os dados ajudarão em projetos e ações para reduzir as possibilidades de alagamentos e a quantidade de áreas de risco ocupadas. A última atualização do Plano Municipal de Drenagem foi realizada, segundo a Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Suzano, há mais de uma década.
Após a conclusão do processo licitatório, a empresa vencedora passará a trabalhar em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação para a inclusão dos dados no Plano Diretor 2018-2027, que define as diretrizes de crescimento e desenvolvimento da cidade.
O financiamento do Plano Municipal de Drenagem será feito pelo Fehidro, em parceria com a Prefeitura de Suzano. O investimento total previsto é de R$ 3 milhões, sendo R$ 300 mil de contrapartida do município e o restante a cargo do fundo estadual.