Evento realizado nesta terça-feira (05/10) debateu o fomento ao empreendedorismo a partir de eixos prioritários na gestão pública
A Prefeitura de Suzano marcou presença nesta terça-feira (05/10) no evento do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo foi debater o fomento ao empreendedorismo a partir de quatro eixos prioritários na gestão pública: Inclusão Produtiva, Desburocratização, Compras Governamentais e Governança.
O evento, sediado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes, foi prestigiado pela primeira-dama de Suzano e coordenadora dos Fundos Sociais do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Larissa Ashiuchi, que participou do workshop voltado ao eixo de Inclusão Produtiva, que visa o desenvolvimento de ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na oportunidade, a administração suzanense também foi representada pelo diretor Anderson de Oliveira Silva, um dos responsáveis pela gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, pela coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Heloize Campos, e pelo diretor do Departamento de Agricultura, Minoru Harada.
Para a primeira-dama, a oportunidade foi de muita troca de experiências e capacitação. Ela afirma que especialmente no eixo de Inclusão Produtiva, houve como ação o fortalecimento da rede local intermunicipal, para então, conhecer agentes públicos de outras cidades e regiões, para trocar impressões sobre os desafios enfrentados diariamente e assim estimular o apoio mútuo entre os municípios, considerando os diferentes setores da administração pública.
Nos demais eixos, outras ações foram propostas. No eixo Desburocratização, o assunto foram as melhorias no atendimento dos empreendedores dos pequenos negócios da região. Em Compras Governamentais, o grupo se debruçou sobre o diagnóstico e melhorias na matriz e nos processos de compras públicas. Já no eixo Governança, o tema foi o aperfeiçoamento da rede de administração direta.
Larissa reforçou a importância do encontro para Suzano e todas as demais cidades do Alto Tietê. A primeira-dama detalhou que é preciso cada vez mais fomentar este tipo de trabalho na região, contando com o apoio do Condemat e de instituições sérias como o Sebrae e a FGV. Para ela, é motivo de muito orgulho receber a capacitação e ter a oportunidade de levar o conhecimento adiante, a partir de políticas públicas que fazem a diferença na transformação social.
O evento também foi prestigiado pelo secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, e contou com as presenças da co-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami; da presidente do Fundo Social de Guarulhos, Elen Regina Simões de Faria; e de representantes de Arujá, Guararema e Ferraz de Vasconcelos.