Confeccionado em material mais resistente, novo documento substitui o provisório de papel, ofertando mais praticidade ao usuário, ao passo em que facilita o andamento dos serviços por parte dos profissionais de Saúde
Após 18 anos de espera, Suzano-SP disponibiliza a toda a população o cartão definitivo do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento pode ser requerido nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, bem como nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e, também, no Centro Unificado de Serviços (rua Paulo Portela, 210 – Centro). A identificação definitiva substitui a provisória de papel, trazendo mais praticidade ao usuário, ao passo em que facilita o andamento dos serviços por parte dos profissionais de Saúde.
O Cartão Nacional de Saúde possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional responsável pelos serviços e, ainda, à unidade médica onde foram executados. A partir desses cadastros, os pacientes e os profissionais da Saúde passam a contar com um número nacional de identificação.
O oferecimento do novo Cartão do SUS para os suzanenses é um avanço para a cidade, segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Claudio Rocha Guillaumon.
Quem faz uso das 22 UBSs e das UBSFs de Suzano já pode solicitar o novo cartão. O documento é impresso na hora. O munícipe que por algum motivo perdeu o antigo cartão ou queira fazer pela primeira vez um novo, deve comparecer à unidade médica munido de documento com foto (RG) e comprovante de residência recente (contas de água, luz e telefone). No Centro Unificado de Serviços também é possível requerer a nova identificação.