27/06/2016

Suzanenses garantem bons resultados em diversos torneios

Suzanenses garantem bons resultados em diversos torneios

O final de semana foi agitado para os esportistas suzanenses, que enfrentaram torneios de taekwondo, natação e atletismo. Ontem (26), Flavio Augusto Marques, de 13 anos, sagrou-se vice-campeão do Campeonato Brasileiro 2016, na Categoria Cadetes (até 37 quilos). Ele é aluno da Escolinha de Taekwondo da Prefeitura de Suzano e apesar da pouca idade, já coleciona uma série de títulos.

Segundo o treinador do atleta, Alex Vinicius, Flavio venceu a primeira luta por 3 a 1, a segunda por 2 a 0, e perdeu a final no Golden Point, por conta da calibragem. A competição foi realizada em Londrina, no Paraná, e reuniu os grandes nomes da modalidade.

“Agradecemos a Deus por mais este resultado, não é o que queríamos, mas continuamos entre os melhores do País na categoria. Agora, vamos trabalhar ainda mais! Também agradecemos à nossa família, amigos, bem como à Secretaria de Esportes de Suzano e ao Maria do Lava Rápido, grande parceiro do esporte, aos mestres Maninho, Marcos Miranda, Ricardo Ogata e Rodney Saraiva”, disse o treinador, que também é irmão do atleta.

Flavio é aluno da Associação Fúria Taekwondo, que desenvolve projeto na cidade em parceria com a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer. No início do mês, ele conquistou seu sexto título pelo Campeonato Paulista Menores. Além disso, recentemente, Flavio participou do Grand Slam Taekwondo e garantiu vaga na Seleção Brasileira como reserva de sua categoria, pela segunda vez consecutiva. Ele também foi vice-campeão Sul-Americano de Taekwondo, e é o atual campeão brasileiro na categoria Cadete até 33 quilos.

Natação e Atletismo PCD
Os alunos do Centro de Apoio ao Deficiente de Suzano (Cads) – entidade conveniada à Secretaria de Esportes – dominaram o pódio do 10º Torneio de Inverno de Natação e da primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. Os suzanenses faturaram, ao todo, 19 medalhas nas competições.

Somente no Torneio de Inverno, que aconteceu no sábado (25) os atletas conquistaram 14 medalhas. O campeonato, promovido pela Liga Aquática do Alto Tietê foi realizado na piscina do Complexo Poliesportivo Paulo Portela, em Suzano.

Felipe Alves Correia da Silva conquistou o primeiro lugar nas provas de 50M e 100M Livre; Leandro Gonçalves Pena ficou em primeiro nos 100M Livre e 100M Peito; Márcio Rogério Inafuku pegou a primeira colocação nos 50M Livre e a terceira nos 100M Livre; Yasmin Oliveira de Souza garantiu o primeiro lugar nos 50M e 100M Livre; Weslei Gonçalves pegou a primeira colocação nos 50M Livre e a quarta nos 100M Livre; João Assis dos Santos conquistou o segundo lugar nas provas de 100M Livre e 100M Peito; e Sthela de Matos Correa foi a segunda colocada nos 50M e 100M Livre.

Já pelo Circuito Loterias Caixa, realizado nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), na pista do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, os alunos garantiram mais cinco medalhas. Carolina Aparecida Alves (F32) foi a primeira colocada nas provas de arremesso de peso e lançamento de club; e seus colegas André Barbosa dos Santos (F55), Maicon Rocha Santos (F54) e Paulo Giovani Guerra (T47) conquistaram os terceiros lugares nas provas de lançamento de dardo e salto em altura.

Vale destacar que só participaram desta etapa, os atletas que conseguiram o índice na fase regional – disputada em março de 2016.

Equipe Garra – Atletismo
Os alunos do projeto “Atletismo Equipe Garra”, desenvolvido nas escolas municipais Mércia Amaral Andrade de Brito e Caic, conquistaram oito medalhas na segunda fase do Circuito Estadual Federação Paulista de Atletismo/SESI. A competição aconteceu ontem (25), em Osasco.

Suzano dominou pódio na prova de 50 metros rasos, com Gabriel Leonardo em primeiro, Gabriel Henrique em segundo, Eduardo na terceira colocação e Kenedy na quarta. Além disso, os alunos Vitória Leal, Sophia Gimenez e João Damasceno faturaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na prova de marcha atlética. Fechando a participação da cidade no torneio, Raine Teodoro conquistou a terceira colocação nos 50 metros rasos.

O “Atletismo Equipe Garra” foi implantado em 2011 pelo professor Leandro Carvalho, em parceria com o colega de profissão, Leandro Alves dos Santos. O projeto é desenvolvido fora do horário de aula e atende, além dos alunos das unidades de ensino, a comunidade em geral. A ação visa principalmente motivar e resgatar a autoestima dos alunos.

A próxima etapa do circuito acontecerá em novembro, em Santo André.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)