13/04/2017

Secretário de Segurança de Suzano-SP solicita ao Estado compartilhamento de informações com GCMs

Secretário de Segurança de Suzano-SP solicita ao Estado compartilhamento de informações com GCMs

Pedido foi feito durante reunião realizada entre membros do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) com o secretário de Segurança do Governo do Estado de São Paulo; objetivo é conectar os GCMs ao sistema de dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp)

 

Durante reunião realizada nesta semana, na capital, entre representantes do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) com o secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, o chefe da pasta de Segurança Cidadã de Suzano-SP, Fátimo Aparecido Rodrigues, fez diversas solicitações ao município. Uma das reinvindicações recai na possibilidade de conectar a Guarda Civil Municipal (GCM) ao sistema de dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Segundo Rodrigues, que participou da reunião representando o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o Estado ficou de avaliar a solicitação do município referente à integração dos sistemas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) com a GCM, por meio de um canal operacional da Prodesp. Para o gestor, tal demanda, caso seja atendida, vai facilitar o trabalho da corporação, atribuindo aos agentes mais rapidez na tomada de decisões durante as ocorrências.

A interligação dos sistemas via Prodesp ainda auxilia na elucidação de crimes, conforme aponta o secretário municipal.

Outras demandas

Ainda durante a audiência entre Rodrigues e o secretário de Estado de Segurança, nesta semana, em São Paulo, e que também contou com a participação do deputado estadual André do Prado, outros pedidos foram protocolados em prol de Suzano. Entre eles está a disponibilização de verba estadual para investimentos em câmeras com a tecnologia OCR – (Reconhecimento Ótico de Caracteres). Também foi solicitado viaturas para o atendimento das necessidades operacionais do 17º Grupamento de Bombeiros.