21/10/2015

Secretaria de Obras realiza vistoria técnica e entrega três reformas

Secretaria de Obras realiza vistoria técnica e entrega três reformas
Reformas e revitalizações de equipamentos e espaços públicos beneficiarão milhares de suzanenses

A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta quarta-feira (21), uma série de vistorias técnicas em obras da área central do município, que beneficiarão milhares de pessoas. Na ocasião, a Secretaria de Obras e Infraestrutura entregou três reformas: do Centro de Convivência de Suzano, do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e também do Pátio Central do Largo da Feira.O Centro de Convivência da cidade foi totalmente readequado para promover a inclusão social, oferecendo espaço e serviços qualificados às pessoas com necessidades especiais. De acordo a secretaria, a administração investiu R$ 445 mil na reforma do prédio. A obra compreendeu a troca das partes elétrica e hidráulica, ampliação de salas, reparos do telhado, pintura, instalação de piso, além da construção de quadra e de um salão multiuso.

Quando a atual gestão assumiu, encontrou o equipamento em situação precária, com infiltrações, panes elétricas, entre muitos outros problemas. A reforma foi executada pela empresa Fort Service Company e Construtora Ltda., que se preocupou em tornar o prédio mais ecologicamente sustentável. Eles recuperaram o poço (antes desativado) para reutilização da água na limpeza do prédio e manutenção dos jardins. Segundo a Secretaria de Obras, o auto de conclusão da reforma já está pronto e a administração municipal dará andamento à reorganização do espaço.O Centro de Convivência contempla aproximadamente 100 alunos, que durante a reforma foram atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano.

Centro Cultural
Os trabalhos de adequação do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi também foram entregues, parcialmente, pela Secretaria de Obras. O prédio recebeu inúmeras melhorias para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A Prefeitura aguarda apenas a instalação do elevador – que só poderá ser feita em dezembro, pois depende do cronograma de entrega do fabricante – para concluir totalmente a reforma.

O prédio conta agora com dois novos sanitários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso externa e interna, bem como piso tátil (orientação de chão para portadores de deficiência visual) e espaços especiais para cadeirantes no Anfiteatro Orlando Digenova, atendendo os padrões de adaptação das normas de acessibilidade. Além disso, os jardins internos e externos do equipamento foram revitalizados. O novo paisagismo segue a linha dos jardins orientais.O investimento total é de R$ 231.449, 36. A obra foi executada pela Viel Construtora Ltda. O secretário de Cultura, Suami Paula de Azevedo, disse que além de garantir acessibilidade, a reforma vai contribuir de forma geral para a melhoria do atendimento prestado à população.

A Secretaria de Cultura já está limpando as instalações (com água de reúso) e organizando os espaços (Biblioteca, Anfiteatro, entre outros) para retomar integralmente o atendimento ao público no local a partir da próxima semana.

Largo da Feira
A revitalização do Largo da Feira é mais uma obra concluída pela Prefeitura. O trabalho, que durou aproximadamente 25 dias, foi executado pela Secretaria Municipal de Serviços e Manutenção. A reforma incluiu a adequação geral dos sanitários e também da sala administrativa do Pátio Central, com pintura interna e externa.

Essa obra foi necessária, pois vândalos atacaram o prédio. Eles picharam as paredes e ainda destruíram pias e bacias. Depois dos ataques, a administração providenciou banheiros químicos para a população, mas eles foram queimados e isso danificou ainda mais a estrutura. Por isso, toda a parte hidráulica e elétrica precisou ser refeita e as portas, pias, bacias e torneiras substituídas.

De acordo com a pasta, a reforma foi realizada com mão de obra própria. Além de receber os feirantes aos sábados e quartas-feiras (Feira Noturna), o Pátio Central é usado também para realização do exame prático de direção veicular, prática de atividades e ainda para eventos diversos.

Ponto de táxi
As obras de reestruturação do ponto de táxi da Praça João Pessoa, no Centro, também foram vistoriadas na manhã de hoje. De acordo com a secretaria, a reforma está 70% concluída. Além da revitalização da estrutura (que abriga o ponto de táxi, banca de jornal e engraxate), um novo banheiro está sendo construído no local para contemplar os trabalhadores da Feira de Artesanato, instalada na praça.

Vale destacar que os trabalhos incluem ainda a criação de baias no trecho das paradas dos pontos de táxi tanto na rua Felício de Camargo quanto na Campos Sales. A medida visa garantir mais segurança no embarque e desembarque de passageiros, bem como melhorar o fluxo de veículos nas duas vias. As intervenções iniciaram na última semana e a previsão é de sejam finalizadas em novembro.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)