21/12/2015

Secretaria de Assuntos Urbanos realiza primeira reunião técnica com engenheiros e arquitetos

Secretaria de Assuntos Urbanos realiza primeira reunião técnica com engenheiros e arquitetos

 

Durante o encontro, diversas soluções foram apontadas para facilitar os trabalhos da equipe da pasta e dos profissionais da área, no que se refere à emissão de licenças e certidões para a construção civil

A Secretaria de Assuntos Urbanos realizou hoje (21) a primeira reunião entre a equipe técnica da Prefeitura de Suzano e a diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS). Durante o encontro, diversas soluções foram apontadas para facilitar os trabalhos tanto da equipe da pasta quanto dos profissionais da área, no que se refere à tramitação e liberação de projetos.
Na última semana, a administração municipal conversou com representantes da AEAAS, que solicitaram melhorias nos processos de emissão de licenças e certidões para a construção civil. Na ocasião, ficou decidido então a realização dessas reuniões técnicas.

O diagnóstico dos principais problemas foi feito nesta segunda-feira. Entre as questões levantadas estão, por exemplo, o despreparo de alguns profissionais, que entregam projetos com excesso de pendências e pouca resolutividade depois da orientação dos funcionários da secretaria e ainda o déficit de funcionários na equipe, que acaba causando mais demora no fluxo dos processos recebidos pela pasta.

De acordo com a pasta, muitas vezes o engenheiro ou arquiteto atende apenas parcialmente as exigências do “comunique-se” (documento emitido logo depois da entrega do projeto). Com isso, o mesmo projeto acaba ocupando mais tempo da equipe por conta do “vai e vem”, até que todos os itens sejam cumpridos.

Entre as medidas definidas nesta primeira reunião, duas devem ser aplicadas de imediato: o “desdobro” (outra etapa dos procedimentos de análise e aprovação de um projeto) vai contar com novas normas, como a exigência da entrega do memorial, croqui e sempre com a supervisão de um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou pelo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

A Associação também se comprometeu a preparar um workshop em conjunto com a Secretaria de Assuntos Urbanos para orientar novos profissionais ou aqueles que são de outras cidades e ainda não estão habituados à legislação municipal. Uma nova reunião técnica deverá ocorrer em fevereiro para avaliação das primeiras medidas e definição de outras diretrizes.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)