Realizado no Casarão das Artes na noite de sexta-feira (25 de agosto), debate sobre “A Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres” contou com a participação de mais de 50 suzanenses; iniciativa teve à frente o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e contou com o apoio da Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Suzano-SP, da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
O prefeito de Suzano-SP, Rodrigo Ashiuchi, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, participaram na sexta-feira (25 de agosto) da roda de conversa sobre “A Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que traz chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Abrigado no Casarão das Artes (rua Vinte e Sete de Outubro, 271 – centro), o evento encerrou as ações desenvolvidas durante o mês de agosto pela administração municipal em referência aos 11 anos de promulgação da lei federal 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha.
Com início às 19 horas, o debate teve à frente a presidente da Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Suzano, a advogada Patrícia Braga; a representante da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Magda Damasceno; e a diretora de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Renata Paula Pires.
Mais de 50 mulheres participaram do encontro, que também contou com a participação do secretário municipal de Governo, Rosenil Barros Orfão; do chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, o advogado Afrânio Evaristo Silva; e da presidente do CMDM, Delvanice Silva Couto.
Na ocasião, o chefe do Poder Executivo suzanense valorizou as ações promovidas pela municipalidade no mês de agosto em combate à violência contra a mulher.
A primeira-dama fez coro com o marido e lembrou da realização em 8 de agosto (terça-feira) do “Suzano diz Basta! – Pelo fim da violência contra a mulher” e de um “Apitaço” referente à campanha “Não hesite, apite!”, que traz chancela da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito de São Paulo (ASAS).
A atividade foi abrigada no Largo da Feira (rua Benjamin Constant, 1.930 – centro), com direito a estandes de orientação ao público feminino sobre saúde, direitos e deveres, formação acadêmica e segurança, e reuniu mais de 500 pessoas.