Veículo também será utilizado em ações de orientação e atendimento ao consumidor
O Procon de Suzano recebeu na última quarta-feira (08/09) uma nova viatura que deverá auxiliar nos trabalhos de fiscalização e nas atividades de orientação e atendimento ao consumidor. A entrega partiu da Fundação Procon, sendo a primeira vez que o órgão fornece veículos oficiais para as unidades municipais conveniadas, que até então utilizavam veículos cedidos pelas prefeituras. A cerimônia foi prestigiada pela diretora do Procon Suzano, Daniela Itice, contando ainda com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
De acordo com a responsável pelo órgão municipal, o veículo vem para somar no trabalho desempenhado em Suzano. Daniela conta que o Procon executa tarefas dinâmicas que requerem mobilidade pela cidade. Entre as principais ações estão a fiscalização dos comércios e as atividades de orientação e atendimento ao consumidor, que muitas vezes se dão por meio de palestras em associações, escolas e outras instituições. Com a nova viatura, será possível ampliar o trabalho e levar a informação adiante para alcançar novos públicos.
Além de Suzano, outros 114 municípios paulistas que realizam fiscalização foram contemplados com a iniciativa. O recurso para a compra dos veículos, no valor total de R$ 6,2 milhões, foi garantido por emenda parlamentar do deputado federal Celso Russomanno que teve como finalidade fortalecer a estrutura dos Procons Municipais do Estado de São Paulo. A execução da emenda parlamentar deu-se por Termo de Convênio firmado entre Procon-SP e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça.
O secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, afirmou durante o evento que estava no local por uma importante parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, com a entrega de 115 viaturas para os Procons. Além de um serviço digitalizado, agora existe a presença das viaturas, a demonstração para a população da defesa do consumidor. O evento sediado no Memorial da América Latina contou ainda com a presença de Russomanno e do deputado estadual André do Prado.
Por fim, a diretora do Procon Suzano destacou a importância da atividade e agradeceu o empenho da administração municipal liderada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. Ela ressalta que aos poucos as atividades presenciais vêm sendo reforçadas, diante do avanço na vacinação contra a Covid-19, e há uma preparação para os trabalhos de fim de ano, quando o movimento no comércio tende a ser mais intenso com as promoções de Black Friday e as compras de Natal.