Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (27 de julho) pelo secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, durante a ação educativa realizada nas imediações da Escola Municipal “Antônio Marques Figueira”, na região central
A Prefeitura de Suzano-SP vai promover, semanalmente, intervenções nos principais cruzamentos da cidade e próximo às escolas da rede municipal de ensino para divulgar o “Foca no Trânsito”, programa de educação de trânsito colocado em prática pelo Poder Executivo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (27 de julho) pelo secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, durante a blitz educativa realizada nas imediações da Escola Municipal “Antônio Marques Figueira”, na região central.
Participaram da intervenção, abrigada no cruzamento das ruas General Francisco Glicério e Francisco Quadra Castro, cerca de 15 integrantes da pasta de Transportes e Mobilidade Urbana, entre agentes de trânsito e educadores. Esta foi a segunda vez que a ação foi promovida em Suzano. A primeira aconteceu em 30 de maio (terça-feira).
Tanto os motoristas que paravam no semáforo da esquina que recebeu o “Foca no Trânsito” quanto pedestres eram orientados, na oportunidade, sobre a importância de se ter total atenção durante a condução de veículos, bem como sobre a obediência às leis de trânsito, em especial contra o uso de álcool e de telefones celulares ao volante, seja via voz ou mensagem – esta última, geralmente adotada para o envio e o recebimento de torpedos ou para o manuseio das redes sociais.
Para auxiliar na abordagem aos adultos, panfletos informativos foram distribuídos. Já as crianças receberam de graça revistas temáticas em quadrinhos, elaboradas pelo programa “Foca no Trânsito”, que é colocado em prática no município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi em parceria com a esfera estadual. Uma foca inflável também foi utilizada no decorrer da operação. O bicho faz alusão ao verbo “focar”, que tem o apelo de pedir foco do condutor de automóveis enquanto dirigem.
Pinheiro Neto lembrou que, 94% das mortes no trânsito ocorrem por falha humana, segundo levantamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Desta forma, o gestor determinou que a pasta que administra desde 1º de janeiro de 2017 desenvolva ações semanalmente nos principais cruzamentos das regiões central, norte e sul de Suzano, com dedicação às áreas escolares durante a entrada e a saída de alunos. O objetivo, de acordo com o gestor, é diminuir as mortes no trânsito.
Em Suzano, foram registrados 26 casos fatais no trânsito, incluindo tanto o trecho urbano quanto as estradas estaduais que passam pelo município. Até maio deste ano, foram registrados 11 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.