Objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser adotados mediante à enfermidade, bem como à chikungunya, ao zika vírus e à febre amarela; coordenada pelo Departamento de Zoonoses, ação foi realizada nesta segunda-feira (23 de janeiro) na Vila Figueira
A Prefeitura de Suzano-SP está intensificando as ações de combate à dengue. Nesta segunda-feira (23 de janeiro), a equipe do Departamento de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, fez vistorias nas residências da Vila Figueira. O objetivo da municipalidade é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser adotados mediante à enfermidade, à chikungunya, ao zika vírus e à febre amarela.
Numa espécie de mutirão, os técnicos da Zoonoses concentraram-se na rua Santana, na Vila Figueira, às 9h30. Em um percurso de 600 metros, passaram de casa a casa, orientando os munícipes sobre as doenças, a importância da prevenção e como eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das enfermidades. Localizada próximo ao centro de Suzano, a Vila Figueira foi escolhida pela administração suzanense para receber a ação hoje por apresentar o maior número de notificações em comparação com outros bairros da cidade.
Segundo a coordenadora da Zoonoses de Suzano, a bióloga Priscila Jane Arap, além da Vila Figueira, os trabalhos de conscientização e de prevenção já foram realizados nos Jardins Quaresma e Maitê, recentemente.
A coordenadora da Zoonoses adianta que as ações em combate à dengue terão continuidade dentro dos próximos dias. As localidades a serem visitadas pela equipe ainda serão definidas, conforme mapeamento da Vigilância Sanitária quanto ao número de notificações.
Vale lembrar que a equipe da Zoonoses está uniformizada e com crachá. Em todas as ações, pelo menos, uma equipe, formada por cerca de 20 profissionais, está nas ruas. Caso o cidadão tenha dúvida, é recomendável ligar na Secretaria de Saúde de Suzano (4745-2263), pois há o controle de onde os agentes estão trabalhando.
Equipamentos públicos
Assim como os bairros de Suzano são definidos conforme o número de notificações que apresenta, os equipamentos públicos, como praças, cemitérios, parques, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros prédios gerenciados pela Prefeitura de Suzano, estão sendo monitorados quinzenalmente pela Zoonoses, sendo selecionados a partir de suas proximidades com os bairros contemplados com as ações de combate à dengue.