Inscrições deverão ser firmadas até sexta-feira (22 de setembro), entre 8 e 17 horas, na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe); interessado deve residir na cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e estar cadastrado no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)
A Prefeitura de Suzano-SP, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), e em parceria com a Universidade Guarulhos (UNG) e a Universidade Universus Veritas, vai abrir mais 200 vagas para o “Prepara Enem”. A iniciativa, que teve início em 16 de setembro (sábado) e já conta com 350 alunos, tem o objetivo de capacitar os estudantes para que tenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em dois domingos neste ano – 5 e 12 de novembro. As inscrições podem ser firmadas até sexta-feira (22 de setembro), entre 8 e 17 horas, na sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro).
No ato do cadastro, o candidato, que deve estar inscrito no Enem e morar em Suzano, precisa estar munido de comprovante de endereço, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG) – originais e cópias.
Oferecido de graça, o curso intensivo da próxima turma será ministrado aos sábados, entre 23 de setembro e 7 de outubro, na Escola Municipal (E.M.) “Antônio Marques Figueira” (rua Sara Cooper, 27 – centro), das 8 horas às 12h15. Os alunos da primeira turma que começaram as aulas no sábado (16 de setembro) também terão atividades nesses dias.
Conforme o cronograma do “Prepara Enem”, os vestibulandos terão aulas de Língua Portuguesa e de Redação no dia 23 de setembro. Já os conteúdos das disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia serão apresentados aos estudantes em 30 de setembro. Na programação de 7 de outubro, o “aulão” será dividido em duas partes, contando num primeiro momento com aulas de Matemática. O encerramento será marcado por uma palestra motivacional.
De acordo com o coordenador de Cursos do Saspe, Carlos Bragheroli, o “Prepara Enem” começou em 16 de setembro (sábado) e já conta com 350 alunos.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o curso preparatório é uma oportunidade única aos suzanenses que desejam se graduar no ensino superior, mas que não têm condições de custear um curso preparatório.
De chancela do Ministério da Educação (MEC), o Enem avalia o desempenho do educando ao fim do ensino médio. A nota é utilizada por instituições públicas e particulares (faculdades e universidades) como critério de seleção. A nota final também é usada como critério de concessão de bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mais informações sobre o “Prepara Enem” estão disponíveis pelo telefone (11) 4743-1600.