Reconhecimento ocorreu em razão da participação da cidade no ato de fundação da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo
A Prefeitura de Suzano está sendo homenageada durante o 12º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP) que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/07) em Ribeirão Preto. A cidade é destaque no encontro por receber um diploma da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP), em função de sua participação no ato de fundação da entidade, em 2019, seis anos após a criação da mesma como Fórum Permanente.
O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, está representando o Poder Executivo suzanense no evento, que ainda conta com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e do dirigente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sérgio Rossi, além de auditores da Secretaria da Receita Federal do Brasil, servidores da Secretaria do Tesouro Nacional. palestrantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), e dos secretários municipais de Finanças de Mogi das Cruzes, Ricardo Abílio, e de Arujá, Caio Cesar Vieira de Araújo.
A programação do seminário conta com representantes de aproximadamente 200 municípios paulistas e apresenta diversas palestras e oficinas de cunho fazendário com especial atenção às áreas fiscal, tributária, contábil, orçamentária, de tesouro, controladoria e cobrança (dívida ativa). Os debates abordaram a Reforma Tributária; a dívida ativa dos municípios; as Inovações nos Consórcios Municipais; a Previdência Social; o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB); o Imposto Territorial Rural (ITR); a governança na gestão pública; a gestão do Simples Nacional; inteligência e estratégia fiscal em serviços financeiros; as pesquisas e análises de Inteligência Fiscal; e os avanços da Contabilidade Pública.
O secretário destacou a relevância do evento e da homenagem que a cidade recebeu. “O diploma confirma o compromisso de Suzano com as melhores práticas da gestão pública fazendária. É uma grande satisfação poder estar presente em um dos principais encontros do setor, que tem como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos, com debates importantes, em especial sobre a Reforma Tributária”, destacou Viana.
História
A Assefin-SP nasceu em 16 de maio de 2013, em uma reunião convocada pelo então secretário municipal da Fazenda de Ribeirão Preto, Francisco Sérgio Nalini, que percebeu a necessidade de provocar titulares dessas pastas, ligadas às finanças municipais. Assim, convidou as cidades sedes das regiões administrativas em torno de Ribeirão, como Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Barretos e Franca, para compor o Fórum SeFin-Sp. Nalini também participou do evento e entregou o diploma para o secretário Itamar Viana.
Por esse motivo, estão ocorrendo as homenagens neste ano, que completa dez anos dessa mobilização na cidade de Ribeirão Preto, município que capitaneou o desenvolvimento desse grupo no seu início. Diante da necessidade da ampliação e fortalecimento da entidade, outras cidades, incluindo Suzano, passaram a compor a associação, que teve seu ato de fundação em 24 de julho de 2019.