Iniciativa presta apoio aos servidores municipais que estão próximos da aposentadoria
O projeto “Amigo, Estou Aqui”, que prepara os funcionários públicos municipais para a aposentadoria, teve seu quarto encontro realizado na última semana. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acolhimento aos Servidores (NAS), e aborda diferentes aspectos deste assunto a cada reunião.
Na ocasião, os 18 servidores presentes se reuniram mais uma vez em formato totalmente virtual, desta vez para discutir sobre as possibilidades que a vida pós aposentadoria tem a oferecer. Na ocasião, o projeto contou com a participação da educadora física da pasta de Esportes e Lazer, Cristiane Matsuo Umehara, e do voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Mogi das Cruzes, Fábio Narazeno. A reunião colocou em pauta o valor das práticas esportivas para manter a saúde em dia quando a rotina de trabalho for concluída.
A chefe da Administração municipal, Cintia Renata Lira, anunciou que uma nova parceria entre o NAS e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foi firmada, com o objetivo de estabelecer um fluxo de encaminhamentos dos servidores atendidos para praticarem exercícios nos equipamentos públicos. Ela destacou que esta é uma nova medida que deverá ser implementada quando ocorrer a confirmação de retorno seguro às ações presenciais, por conta da pandemia da Covid-19, afirmando que as atividades físicas são essenciais para garantir melhor qualidade de vida na nova etapa que os servidores estão para iniciar.
Com o avanço do diálogo com os servidores, a educadora física Cristiane pontuou as diversas opções disponíveis no município, sejam em modalidades esportivas gratuitas ou por meio do uso de estruturas públicas, como as academias ao ar livre e o Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador. Em sua fala, Nazareno explicou de forma sensível aos presentes sobre o trabalho desenvolvido no órgão mogiano, reforçando a importância do voluntariado para a comunidade em geral, modalidade que também é uma opção para esta nova realidade.
A secretária afirmou que existe um trabalho de incentivo nas reuniões para estimulá-los. Cintia explicou que não é necessário esperar a aposentadoria para dar início a novos e desejados projetos, e conta que conciliar as ações do dia a dia com práticas que os fazem bem, tanto física como mentalmente, são muito importantes para o bem-estar de todos.
O projeto “Amigo, Estou Aqui” é dividido em cinco módulos, planejados com a intenção de garantir aos servidores municipais o acesso à informação, com orientações adequadas sobre a legislação específica do benefício da aposentadoria, de modo a preparar os inscritos para esta nova fase, numa perspectiva de vida saudável, digna e produtiva. O quinto e último encontro está marcado para o dia 13 de agosto (sexta-feira), com a conclusão da primeira turma do projeto.