05/01/2021

Prefeitura de Suzano dá sequência aos trabalhos de prevenção às enchentes

Prefeitura de Suzano dá sequência aos trabalhos de prevenção às enchentes

Ações iniciadas nesta semana contemplam pontos estratégicos da cidade, com foco na limpeza de valas e na desobstrução de tubulações

As equipes de zeladoria e serviços urbanos da Prefeitura de Suzano iniciaram a primeira semana do ano dando continuidade aos trabalhos preventivos às enchentes. As ações contemplam pontos estratégicos da cidade, com foco na desobstrução de tubulações e na limpeza e criação de valas auxiliares para drenagem. A administração municipal segue ainda com outras frentes de trabalho, como a Operação Cata-Treco e o Plano Verão 2020/2021.

Nesta semana, os serviços estão concentrados na desobstrução de tubulações ao longo da avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), na Vila Maria de Maggi. O trabalho já culminou na retirada de pelo menos cinco grandes pedras que inibiam o fluxo. A expectativa é de que o trabalho garanta fluidez às águas das chuvas, sobretudo neste período de verão.

Com o mesmo objetivo, as equipes da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos também se empenham na limpeza de valas na região do Jardim Márcia, Jardim Nena e Miguel Badra Baixo, bem como na abertura de novas valas auxiliares no Jardim Caxangá.

Outras ações são a limpeza de valetas e o desassoreamento de cursos d’água. Inclusive, a administração municipal segue reforçando os pedidos junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo estadual, para retirada de sedimentos dos leitos dos rios Guaió, Tietê, Jaguari e Taiaçupeba-Mirim, com o objetivo de auxiliar também as demais cidades da região e atenuar os danos causados pelas precipitações. No mês passado, o trabalho de limpeza do rio Guaió foi iniciado pela prefeitura em um trecho não previsto pelo DAEE, entre o Jardim Monte Cristo e o Jardim Quaresmeira.

Já a Operação Cata-Treco, voltada à coleta de materiais em desuso na cidade, evita que os inservíveis sejam descartados em locais inadequados, como beiras de cursos d’água e vias públicas, sendo assim mais um importante trabalho de prevenção executado pela Prefeitura de Suzano. Atualmente, a atividade está concentrada no Jardim Varan, Jardim Dona Benta, Jardim Carmem, Jardim Leblon, Residencial Nova América e região do Raffo. A previsão é de que os serviços nestes locais sejam concluídos até o dia 12 de janeiro (terça-feira).

Defesa Civil
O Plano Verão 2020/2021 também está em vigência desde o fim de novembro. O objetivo é ampliar os trabalhos preventivos em relação a ocorrências naturais, como enchentes e alagamentos, por exemplo, com incidência principalmente entre os meses de dezembro e março.

Em Suzano, de acordo com a Defesa Civil, há 43 áreas de risco em monitoramento, que foram catalogadas e recebem constantemente atenção por parte do órgão municipal. O plano prevê ainda a criação de mais quatro Núcleos de Apoio da Defesa Civil (Nupdecs), sendo dois na região norte, nos bairros Cidade Miguel Badra e Jardim Fernandes, e dois no distrito de Palmeiras. Desta forma, Suzano passa a contar com oito grupos, uma vez que o Jardim Belém, o Jardim Maitê, o Parque Cerejeira e o Recanto São José já são contemplados.