01/09/2021

Prefeito recebe atletas suzanenses medalhistas no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Prefeito recebe atletas suzanenses medalhistas no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Brenda Mariano e Hamilton Silveira conquistaram o ouro de suas categorias; Shtefany Yamanaka ficou com o bronze

O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, receberam nesta quarta-feira (01/09) os membros do Bon Sai JJ, instituição que conduz o projeto “Construindo o Futuro” conveniado à prefeitura, que disputaram o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro, conquistando três medalhas.

O encontro, realizado no Gabinete Principal do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, contou com a participação do professor Ângelo Máximo e dos esportistas do projeto que participaram do torneio organizado pela Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF).

O evento reuniu algumas das principais academias e projetos do continente entre os dias 19 e 22 de agosto e contou com a participação do grupo suzanense, que foi representado pelos marcialistas Hamilton Silveira, Leonardo Borrozini, Shtefany Yamanaka, Kaique Silvestre, Guylherme Felisberto, Brenda Mariano e Sayonara Cavalcante.

Ao longo dos quatro dias de competição, foram realizados cerca de 200 torneios divididos por categorias baseadas na faixa etária dos atletas, nível de experiência (definido pela cor das faixas) e peso. Nestas, os esportistas suzanenses alcançaram bons resultados ilustrados por campanhas de destaque e medalhas.

Competindo na classe Juvenil 1/Faixa Azul/Meio Pesada, Shtefany Yamanaka participou de vários torneios internacionais em sua trajetória e chegou à competição almejando o pódio de sua categoria. A atleta avançou no campeonato até a fase semifinal, onde foi eliminada. Nesta variação, todos os semifinalistas conquistam medalhas; portanto, a colocação da representante suzanense lhe rendeu uma das medalhas de bronze.

Estreante no cenário internacional, o atleta Hamilton Silveira foi inscrito na categoria Adulto/Pesadíssimo, mas foi transferido para o Master 2/Faixa Branca/Pesadíssimo por causa da ausência dos competidores inscritos. Nesta chave, o adversário de Hamilton foi eliminado antes do início do torneio, fato que garantiu a medalha de ouro em sua categoria. Mesmo com a desistência destes atletas, cerca de 5 mil competidores participaram do campeonato.

Grande destaque da academia, a lutadora Brenda Mariano chegou ao torneio da categoria Juvenil 2/Faixa Azul/Super Pesado como uma das favoritas às medalhas, posição credenciada pelo vice-campeonato sul-americano de 2019. Cumprindo as expectativas, a atleta avançou no torneio até a grande final, onde derrotou Maria Vitória Guimarães Monteiro para conquistar o topo do pódio na premiação.

O professor da academia relatou a felicidade pelo momento e o trabalho duro por parte da equipe, não apenas para ter uma participação de destaque no Sul-Americano, mas também pela trajetória até chegar à competição. “Não foi fácil conduzir todo o processo para estarmos no torneio. Viajar para o Rio de Janeiro, inscrever os atletas e acomodá-los pensando nas disputas foi árduo. Contamos muito com a ajuda de todos os nossos apoiadores e patrocinadores, além da prefeitura que colaborou com a realização deste retorno e do sonho dos nossos atletas”, disse Máximo.

O titular de Esportes e Lazer elogiou o Projeto Bon Sai JJ e o grande feito dos atletas que levaram o nome da cidade à competição sul-americana. O secretário pontuou que o esporte é um dos melhores modos para formar cidadãos, enfatizando o ensino das artes marciais, que incentivam o respeito e a disciplina. Ele comenta que todo o empenho da equipe de lutadores que foi ao Rio de Janeiro se fez valer com o desempenho dos atletas, sendo alguns premiados com medalhas ao final das disputas. Finalizou dando os parabéns aos medalhistas e a todos os membros da equipe.

O chefe do Executivo também destacou o espírito dos atletas e parabenizou os alunos e o professor. Ashiuchi pontuou que os esportistas são grandes exemplos do que a perseverança e a boa formação podem dar a um indivíduo. O prefeito parabenizou o projeto conduzido por Ângelo Máximo pelo retorno ao cenário competitivo e pela conquista de medalhas com os três lutadores que estiveram no gabinete pela manhã.