Evelyn Oliveira, Daniel Yoshizawa, Nathalie Filomena, Edwarda Oliveira e Laiana Rodrigues, além do treinador Célio Mediato, participaram de um café da manhã
O prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu nesta sexta-feira (30/07) representantes de Suzano que participarão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em agosto. Eles participaram de um café da manhã no Gabinete Principal do Paço Municipal, juntamente com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior.
Estiveram presentes seis membros do Sesi/Suzano que competirão na Paralimpíada: Evelyn Oliveira, da bocha; Daniel Yoshizawa, Nathalie Filomena, Edwarda Oliveira e Laiana Rodrigues, do voleibol sentado; e o técnico da seleção masculina de voleibol sentado, Célio Mediato.
Durante o encontro, o chefe do Executivo deixou seus votos de confiança e exaltou as trajetórias dos atletas e o orgulho que sente de ter representantes do município sendo convocados para disputar os Jogos Paralímpicos. Ele afirmou que Suzano é uma cidade muito tradicional no esporte, em referência ao histórico da cidade com o vôlei, o que faz dessa ocasião um motivo de muita alegria para todos, não apenas pela cidade estar sendo representada em um evento tão importante, mas também pela felicidade em conhecer os feitos das vidas e carreiras de atletas que Ashiuchi disse considerar fantásticos.
Marin Junior destacou a alegria que é ver suzanenses brilhando no esporte nacional e internacional. O secretário pontuou que saber que esses esportistas disputarão mais uma Paralimpíada representa muito para a pasta, porque mostra os resultados do trabalho feito por todas as partes. Ele destacou que a expectativa é grande e afirmou estar na torcida por cada um deles, para que voltem do Japão com mais uma medalha no peito, lembrando do bronze do vôlei sentado feminino e do ouro de Evelyn Oliveira, na bocha, na Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Um dos destaques da delegação que representará o País no Japão é o comandante Célio Mediato, de 54 anos. Ex-atleta do vôlei de Suzano que atua como técnico no Sesi, ele foi escolhido pela Confederação Brasileira de Vôlei Sentado (CBVD) para ser o treinador da equipe que busca o primeiro ouro paralímpico da história da categoria no Brasil.
Mediato, que é servidor público municipal e morador da cidade, leva sua experiência no voleibol convencional para a versão adaptada há mais de dez anos e é referência na categoria.
Atletas
Nascida em Mauá, Evelyn Oliveira tem 33 anos, e é moradora de Suzano desde a adolescência. Quando criança, foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal, uma doença rara e genética que debilita os movimentos do corpo. Evelyn tornou-se paratleta aos 22 anos, justamente quando entrou em contato com a bocha pela primeira vez em sua vida ao assistir um treinamento enquanto convidada.
Sem os movimentos dos membros inferiores e com limitações de movimento e força dos membros superiores, a jovem treinou e competiu desde o início de sua carreira no Sesi/Suzano, onde venceu vários campeonatos estaduais e nacionais. O grande momento foi na Paralimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, onde não só fez sua estreia no evento como também conquistou uma histórica medalha de ouro na categoria de duplas mistas BC3. Seu desempenho lhe dá o status de favorita nos Jogos deste ano.
No voleibol sentado, o Brasil também é uma grande força, e estará muito bem representado nas categorias feminina e masculina – assim como a cidade de Suzano.
Laiana Rodrigues foi medalhista paralímpica em 2016, quando a seleção venceu a Ucrânia por 3 sets a 0, marcando o primeiro pódio brasileiro na categoria. Sonhando em conquistar mais uma medalha, ela, que é nascida em Manaus, teve dengue hemorrágica aos 18 anos e desenvolveu a síndrome de Guillain Barret. Como sequela, ficou com a perna direita atrofiada.
Antes disso, a manauara já era atleta e estava prestes a jogar profissionalmente antes de adquirir a síndrome. Conheceu o vôlei sentado em 2014 e, com a seleção, conquistou a prata dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, um ano depois.
Nathalie Filomena tem 31 anos e nasceu com uma lesão de plexo braquial no braço esquerdo, uma condição que afeta um conjunto de nervos do ombro prejudicando seus movimentos. Ainda assim, isso não a impediu de praticar esportes e tornar-se uma paratleta por meio do vôlei adaptado.
A jogadora iniciou sua trajetória no esporte aos 16 anos e participou dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, e de Lima, no Peru, em 2019, quando conquistou as medalhas de prata e de ouro, respectivamente. Além destes, ela também esteve na campanha dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, junto com Laiana.
Edwarda “Duda” Dias, jogadora de 21 anos, é outra moradora de Suzano que integrará a delegação do vôlei, ainda que também dispute competições oficiais no parabadminton.
Ela nasceu sem uma das pernas na cidade de Pinhão (PR) e se mudou para Suzano aos 14 anos a convite do Sesi, graças às suas convocações para a seleção brasileira. A paranaense alcançou destaque internacional desde cedo graças às medalhas e ao ótimo desempenho individual nos Jogos Parapan-Americanos de 2015 e 2019, além do bronze paralímpico conquistado no Rio de Janeiro, cinco anos atrás.
O outro nome suzanense nos Jogos é Daniel Yoshizawa. Capitão do Brasil, um dos favoritos às medalhas em Tóquio graças ao desempenho recente, ele nasceu sem enfermidades ou deficiências, mas aos 21 anos foi acometido de um grave caso de meningite meningocócica, uma infecção bacteriana no cérebro que limitou a circulação sanguínea e resultou na amputação de suas duas pernas e dos dedos das duas mãos para sobreviver.
Após o trauma vivenciado pela falta de vacinação quando criança, Daniel adaptou seu estilo de vida e passou a treinar vôlei para superar suas próprias desconfianças e o preconceito para tornar-se referência da deleção brasileira, conquistando o bronze no Mundial de 2018 na Holanda e um ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Agora, a meta é trazer a segunda medalha olímpica brasileira na modalidade, considerando as categorias feminina e masculina.
Destaque
O Sesi/Suzano representa boa parte da tradição do Alto Tietê nos esportes paralímpicos. Além de Evelyn, Nathalie, Edwarda, Laiana e Daniel, a equipe instalada em Suzano cederá sete atletas para o Time Brasil, todos na modalidade voleibol sentado: Fabrício Pinto, Leandro da Silva, Renato Leite e Wellington Platini. Ainda há as jogadoras Gizele Costa Dias e Ana Luisa Soares, que também foram convocadas e representarão a instituição na equipe feminina. A cerimônia de abertura da Paralimpíada de Tóquio está marcada para o dia 24 de agosto.