25/02/2017

Prefeito leva comandante do 32º BPM e vereadora a Guararema-SP para conhecerem sistema de monitoramento

Prefeito leva comandante do 32º BPM e vereadora a  Guararema-SP para conhecerem sistema de monitoramento

Centro de Segurança Integrada (CSI) conta com 75 câmeras e é referência no Alto Tietê em prevenção e solução de atos criminosos; visita foi realizada na tarde de ontem (24 de fevereiro)

 

A convite do prefeito de Suzano-SP, Rodrigo Ashiuchi, o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel Wagner Matiota, e a vereadora Gerice Rego Lione, que é policial militar, conheceram o Centro de Segurança Integrada (CSI) de Guararema-SP. O sistema, que conta com 75 câmeras, é referência no Alto Tietê em prevenção e no combate à criminalidade. A ideia do chefe do Poder Executivo suzanense é implantar monitoramento semelhante no município que administra desde 1º de janeiro de 2017.

A comitiva suzanense, também formada pelo secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Fátimo Aparecido Rodrigues, pelo assessor especial da pasta, Jefferson Ferreira dos Santos e pelo chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, foi recebida pelo prefeito de Guararema, Adriano Toledo Leite, e pelo chefe da pasta de Defesa Social da vizinha cidade, Edson Roberto de Moraes.

Na oportunidade, as autoridades compartilharam detalhes sobre o funcionamento do CSI e as ocorrências solucionadas ou combatidas por meio do sistema.

O monitoramento é feito em Guararema 24 horas por dia, com direito à atuação de técnicos da Secretaria de Defesa Social e de policiais militares. O chefe do Executivo do vizinho município lembrou que o sistema não serve apenas para potencializar a sensação de segurança, sendo, também, em sua opinião, uma ferramenta de gestão.

Segundo Ashiuchi, que já esteve no CSI em outras oportunidades, a finalidade da visita de ontem em Guararema foi coletar ainda mais informações técnicas acerca do monitoramento, a fim de dar continuidade aos estudos que visam sua implementação em Suzano, bem como compartilhar os resultados com Gerice e o comandante do 32º BPM, que é responsável pelos municípios de Suzano, Poá-SP e Ferraz de Vasconcelos-SP.

Para Matiota, o investimento por parte da municipalidade em Tecnologia e Inteligência concede mais efetividade às Polícias Civil e Militar.