14/12/2018

Plano para Preservação da Mata Atlântica busca participação da sociedade civil

Plano para Preservação da Mata Atlântica busca participação da sociedade civil

Lançamento do PMMA foi realizado na tarde desta sexta-feira (14/12); município é o único do Estado de São Paulo a receber apoio da ONU Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano está buscando participação da sociedade civil para criação de um grupo que vai auxiliar na elaboração do Plano para Preservação da Mata Atlântica (PMMA). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (14/12), no auditório da Faculdade Piaget, durante lançamento do projeto. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e seu vice Walmir Pinto, que também responde como secretário-interino da pasta.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo, os interessados já podem se inscrever na sede da pasta (rua Paulo Portela, 210 – centro) ou pelo telefone 4745-2055, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O grupo, que será formado no começo de 2019 por membros da sociedade civil interessados pelo tema, vai pertencer ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e atuar juntamente com a administração municipal. A primeira reunião com os integrantes será prevista para a segunda quinzena de janeiro, onde já será possível definir o cronograma de trabalho.

Durante o evento, além da apresentação do PMMA, que vai tratar das áreas de preservação ambiental do bioma localizadas no município com base na Lei Federal 11.428/2006, a pasta destacou o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente, da SOS Mata Atlântica e da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), bem como do Comdema, de organizações não-governamentais (ONGs) e de universidades.

Em seu discurso, o chefe do Executivo suzanense esclareceu que a partir desse grande projeto, Suzano vai poder receber investimentos direcionados ao Meio Ambiente e ao Ecoturismo. Vale destacar, inclusive, que o Plano vai conseguir trabalhar na recuperação de várias áreas ambientais da cidade, como por exemplo a Lagoa Azul e o Mirante do Sesc.

O prefeito suzanense também lembrou que na manhã desta sexta-feira, esteve em São Paulo para assinar um convênio de repasse de R$ 980,1 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O recurso será empregado na contratação do estudo de alternativas para a compensação financeira aos municípios que são afetados pela Lei Estadual de Proteção de Mananciais, em especial, os produtores de água

Além de Ashiuchi, também participaram do evento o presidente do Comdema, Alexandre César da Fraga Pinheiro Júnior; o diretor geral da Faculdade Piaget, Marcus Vinicius Hebert Rodrigues; o representante de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; e a consultora ambiental da Anamma, Mariana Gianiaki.

Entre os órgãos parceiros, estavam representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, do Sindicato Rural de Suzano, da Associação de Arquitetos e Engenheiros do município, da Universidade Federal do ABC, da Faculdade Piaget, do Instituto Federal e da “The Nature Conservancy Brasil”.

O Plano
Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a elaboração do PMMA está dentro do Plano Diretor 2018-2027, que o reconhece como instrumento de planejamento integrado e gestão, e apresenta como justificativa os 70% do território em áreas de proteção ambiental. O documento tem como principal objetivo reconhecer, avaliar e propor medidas de preservação e restauração de áreas, conciliando com desenvolvimento econômico e social da região.

Segundo a diretora do Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo, os municípios que têm o plano ganham acesso ao Fundo Nacional de Restauração do Ministério do Meio Ambiente, que poderá financiar diversos projetos no município.

A elaboração do plano será executada em quatro etapas: Preparação (com estabelecimento de Grupos de Trabalho, Orientação e Programa de Trabalho), Elaboração (com Diagnóstico, Objetivos Especiais, Áreas e Ações Prioritárias), Aprovação e Implementação (com monitoramento e avaliação do trabalho).