Os eventos de conclusão das atividades das Oficinas de Formação Cultural 2015 – promovidos pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura – serão realizados a partir de amanhã (1) até o dia 6 de dezembro, no Teatro Municipal Dr. “Armando de Ré”. Serão seis dias consecutivos de apresentações dos aprendizes de dança, teatro, música e artes plásticas com trabalhos produzidos durante as aulas nos Centros Culturais. A entrada é franca.
Em média, centenas de aprendizes – entre crianças, jovens e adultos – se apresentarão por dia. Além disso, um grupo com 60 alunos participará da Exposição de Artes Plásticas e Artesanato. “A oportunidade de se apresentar é uma conquista de cada um deles, conseguida com assiduidade e dedicação”, comentou o coordenador Geral e de Teatro, Vinícius Fiamini. Hoje, as Oficinas Culturais possuem aproximadamente três mil aprendizes.
Um grupo com sessenta alunos participam da Exposição dos Aprendizes de Artes Plásticas e Artesanato, montada no hall de entrada do Teatro Armando de Ré. Cada Centro Cultural (Palmeiras, Colorado, Boa Vista e Casarão das Artes), está representado pelos trabalhos de 15 de seus aprendizes. A mostra exibe obras feitas durante as aulas de pintura em tela, em vidro, tecido, aquarela, desenho, grafite, lápis de cor, decoupage, entre outras técnicas.
A exposição ficará à disposição nos seis dias de eventos. Em seguida, os trabalhos serão exibidos no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moirconi” até o dia 18 de dezembro. O Teatro Municipal fica na rua General Francisco Glicério, 1354, Centro – Suzano.
Programação
De 1 a 5 de dezembro, a programação começa às 19 horas. Já no dia 6 (domingo), as apresentações terão início às 16 horas. “Essa ideia surgiu em 2013, com um único dia para realizar esta grande festa de encerramento das atividades do ano das Oficinas Culturais. De lá para cá foram necessários mais dias. Isso significa que a população as tomou para si e participa delas com respeito e responsabilidade. E assim crescemos com qualidade”, revelou o secretário de Cultura, Suami Paula de Azevedo.
Os aprendizes de dança e balé do Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” fazem o show amanhã (1) e quarta-feira (2), com os alunos de música e teatro do Casarão das Artes. No dia 3, será a vez dos alunos de dança, música e teatro do Centro Cultural Boa Vista “Nelson Cruz”. O Coral Juvenil, sob a regência do maestro Rafael Vícole, e o Grupo de Teatro do Casarão das Artes também participarão da programação.
Na sexta-feira (4), os aprendizes de teatro, dança e música do Centro Cultural Palmeiras “Professor Luiz Antonio da Silva” subirão ao palco para se apresentar. O evento terá a apresentação de quatro coreografias de dança, quatro peças de teatro e um conjunto instrumental com dez violonistas.
Final de semana
Compõem a programação de sábado (5), 12 apresentações dos aprendizes de dança, teatro, e música do Centro Cultural Colorado “Monteiro Lobato”. O evento contará com a participação de alunos de cavaquinho do Centro Cultural Boa Vista, e do grupo de teatro formado pelas crianças do Instituto Tadeu José de Moraes. Já no domingo (6), os aprendizes de balé e dança contemporânea, teatro e música (violino, violoncelo, e violão popular) do Centro Cultural Casarão das Artes farão, ao todo, dez apresentações.