19/06/2017

Membros de Conselhos Municipais de Educação do Alto Tietê se reúnem em Suzano-SP

Membros de Conselhos Municipais de Educação do Alto Tietê se reúnem em Suzano-SP

Colegiado debateu sobre a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb); encontro foi prestigiado por mais de 30 representantes da sociedade civil organizada e de conselhos das cidades de Mogi das Cruzes-SP, de Poá-SP, de Itaquaquecetuba-SP e de Arujá-SP

 

A Secretaria de Educação de Suzano-SP e o Conselho Municipal de Educação (CME) promoveram, na tarde desta segunda-feira (19 de junho), o evento “Ciranda pela Educação”. Realizado no auditório “Orlando Digenova” do Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi” (rua Benjamin Constant, n. 682 – centro), o encontro reuniu representantes dos Conselhos Municipais de Educação de cidades do Alto Tietê. Na oportunidade, o colegiado debateu sobre a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Participaram da mesa de trabalhos o titular da Educação suzanense, Nazih Youssef Franciss; a presidente do CME de Suzano, Angélica Curvelo Alves; e o diretor de formação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Eduardo Cezar de Souza. O encontro também foi acompanhado por mais de 30 representantes da sociedade civil e dos conselhos de cidades de Mogi das Cruzes-SP, de Poá-SP, de Itaquaquecetuba-SP e de Arujá-SP.

Durante a abertura do debate, a presidente do CME ressaltou a importância da união dos profissionais de ensino de todo o Alto Tietê na busca mútua por melhorias na Educação em suas respectivas cidades. Angélica lembrou, ainda, a trajetória do conselho suzanense, que foi criado em 2008, e frisou a necessidade do fortalecimento dos órgãos educacionais, tanto em sua representatividade quanto em seu alcance.

Já a palestra, que teve à frente o diretor de Formação da UNCME, teve como base a criação de um Conselho de Educação, além do que prevê a lei 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo Souza, o objetivo do encontro realizado na tarde de hoje foi atender aos anseios dos integrantes dos conselhos da região e de fortalecer e proporcionar independência aos colegiados da Educação. O palestrante também falou sobre a importância do Fundeb e sua aplicabilidade nos municípios.

Para Franciss, o trabalho conjunto, entre a pasta de Educação e o CME, é extremamente importante para que haja avanços significativos no ensino local.

Transparência

Durante o encontro, também foi revelado que o CME de Suzano terá, dentro do Portal da Educação do município, um espaço virtual, que vai abrigar as atas das reuniões, pareceres do colegiado, além de materiais didáticos. O portal ainda vai disponibilizar aos professores da rede municipal registros de presença, orientações curriculares, cursos à distância, holerite digital, entre outras soluções.