Secretaria recebeu propostas de projetos da associação e debateu sobre melhorias para a cidade
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, se reuniu nesta semana com representantes do Rotary Club de Suzano – Sul para alinhar projetos em prol do desenvolvimento ecológico da cidade. O encontro aconteceu no Cineteatro Wilma Bentivegna e teve como principais assuntos a arborização urbana e a coleta de materiais descartáveis.
Na ocasião, o presidente da associação, Zenemon Yamamoto, trouxe ao conhecimento da administração novas propostas de atuação conjunta, articuladas entre os seus colaboradores para contribuir com o município. A primeira delas seria a implantação de um novo projeto de arborização urbana, com o cultivo de plantas ornamentais, como a cerejeira e o ipê, em espaços públicos. O plantio e o cuidado seriam de responsabilidade do Rotary Club.
Sobre o assunto, Chiang agradeceu a iniciativa, destacou que ela é muito bem-vinda e que vai avaliar os melhores pontos junto ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura e o Gabinete Municipal. Ressaltando que este seria um trabalho conjunto e intersetorial, o titular afirmou entender a importância do plantio de novas árvores, sendo essa uma medida que representa não apenas o embelezamento do espaço urbano, mas também traz melhoria na qualidade de vida de toda a população. A proposta será levada adiante e as conversas seguem para adaptá-la da maneira mais eficaz.
Ainda na apresentação, as autoridades discutiram sobre a coleta de óleo de cozinha no município, com a premissa de impulsionar a ação. Atualmente, Suzano dispõe de uma Central de Triagem (rua Biotônico, 1.900 – Jardim Colorado), que está à disposição da população para acolher e dar o destino correto a este tipo de material, que inclusive é convertido em renda para famílias cooperadas que atuam no local.
Além da possibilidade de levar os itens até a Central de Triagem, a população ainda pode entregá-los em garrafas fechadas para os agentes municipais que atuam na Operação Cata-Treco. A iniciativa da Secretaria Municipal de Governo atua de forma sazonal por todos os bairros da cidade com o recolhimento de diversos tipos de objetos inservíveis, destinando-os para espaços públicos adequados de captação e tratamento.
Chiang comentou que a reunião foi produtiva e que as sugestões são sempre bem-vindas. O secretário espera poder dar continuidade aos diálogos com o Rotary Club e adaptar as propostas fortalecer a preservação ambiental em Suzano, contando que existem planos em andamento sobre os dois assuntos, reforçando a abertura às colaborações. O chefe da pasta concluiu pontuando o empenho em promover o melhor para o município.