05/10/2018

Mais de 300 pessoas participam da 1ª Parada Social de Suzano

Mais de 300 pessoas participam da 1ª Parada Social de Suzano

Evento abordou questões envolvendo o trabalho de entidades no município e celebrou os 30 anos da Constituição Federal

Mais de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira (05/10) da primeira edição da Parada Social, promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano. O evento, realizado no ginásio esportivo do Colégio Unisuz, abriu o ciclo de ações em celebração dos 30 anos da Constituição Federal e dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito Walmir Pinto, que representou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. Também participaram membros do secretariado municipal, da Câmara de Suzano, da Defesa Civil, da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de entidades, médicos e psicólogos.

Os trabalhos tiveram início no período da manhã, quando mais de 120 servidores ligados à assistência social promoveram um encontro para debater os avanços e os desafios enfrentados pela administração municipal. No período da tarde, foram realizados painéis temáticos sobre três temas: “Conselhos Municipais”, “Organizações Sociais Parceiras” e “Órgãos Gestores”, com a participação de 180 agentes públicos e integrantes de entidades assistenciais.

Durante a cerimônia de abertura, promovida à tarde, todos os presentes lembraram a importância da Assembleia Constituinte de 1988 e a necessidade de se atuar na defesa dos direitos da população. O vice-prefeito de Suzano falou sobre as conquistas materiais e imateriais nas últimas três décadas e a atual conjuntura nacional.

Na palestra “A Constituição de 1988 e a Assistência Social: Desafios e Possibilidades para a Garantia do Direito dos Municípios”, Abigail Torres, doutora em Serviço Social e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lembrou dos obstáculos dentro da Assembleia Constituinte, principalmente das dificuldades de representatividade das comunidades marginalizadas.

O secretário de Assistência Social de Suzano, Murilo Inocencio, destacou a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marcos importantes. “Hoje celebramos os avanços do texto que é uma referência mundial, mas também enfrentamos os desafios de manter esses direitos, para que nossa população continue tendo as condições para uma vida digna e produtiva”, explicou.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Luis Cláudio Rocha Guillaumon (Saúde), Leandro Bassini (Educação) e Geraldo Garippo (Cultura); o controlador geral do município, Fátimo Aparecido Rodrigues; a vereadora Gerice Rego Lione; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB em Suzano, Patrícia Braga.